


Situado mesmo à face da estrada, numa posição mais elevada em que o acesso é feito por uma escadaria, passa despercebido aos visitantes e só é possível ver a amplitude do Convento a partir da Igreja Matriz.
Este complexo conventual foi usado por pouco tempo uma vez que as invasões francesas deixaram fortes vestígios de destruição no conjunto. De seguida, com o regime liberal, as ordens religiosas foram extinguidas, vindo este conjunto a ser desmembrado sendo o convento e a cerca a serem vendidos a um particular e a igreja a ficar nas mãos de outros templos religiosos.

Mesmo com a descaraterização a que foi sujeito para habitação própria, o convento de planta retangular apresenta um estilo maneirista e barroco sóbrio, sendo a ala principal em torno do claustro quadrangular.
A igreja forma-se sob uma planta cruciforme, em que a sua fachada se rasga por um arco abatido e encimado por uma janela retangular de moldura reta e por uma janela redonda em tímpano. O arco dá acesso ao portal principal de moldura reta sobrepujada de um entablamento.
A escadaria é uma construção posterior ao convento, vencendo o desnível existente em nove lanços.
Classificação
Este Imóvel está classificado de Interesse Público
nesta localidade Vila Cova do Alva
ou neste concelho Arganil
Outras localidades deste concelho Arganil