Igreja do Convento de Santo António
O Convento de Santo António foi fundado em 1571, destinado para a Ordem dos Frades Capuchos de Santo António.
Temas / Tags

Esta fundação deve-se a Gaspar Elvas de Campos, fidalgo da Casa Real e Alferes-mor de Penamacor. Os primeiros religiosos do Convento provêm de outro oriundo de Portalegre.

A existência da parte conventual tem quase trezentos anos, sendo que, na segunda metade do século XIX, mais concretamente em 1867, começa a funcionar o hospital da vila até 1905, ano em que foi inaugurado o novo. Em 1946 todo o complexo conventual é entregue à Misericórdia.

Descrição

Igreja do Convento de Santo António
Fachada e galilé

Este conjunto conventual é formado pela igreja e por dependências conventuais à volta dos claustros. A igreja é de planta retangular, composta por uma nave e capela-mor mais estreita e baixa.

A sua fachada principal é limitada por pilastras encimadas por pináculos e dividida por três registos.

O primeiro é formado por uma galilé, no qual se abre um arco abatido com impostas salientes. O arco é encimado, correspondente ao segundo registo, por uma janela de peitoril ao centro, e esta é ladeada por dois nichos concheados inseridos em moldura retangular encimada por volutas.

O terceiro registo é feito pelo remate em frontão triangular encimado por uma cruz, que enquadra ao centro o nicho ladeado por volutas. A fachada lateral esquerda possui vão de arco perfeito.

Veja Também

Localização

A igreja situa-se em frente da Câmara Municipal, no outro lado do largo.

Coordenadas GPS: N 40 10.089' W 007 10.412'  (40.16815, -7.17353)
Penamacor, publicado em por