Efectivamente não é vulgar para uma capela ter o nome de São José, mas este nome resulta na grande devoção do seu fundador, atribuindo à capela a Padroeira de Sagrada Família de Nazaré. Contudo, com os locais e a família do padre devoto, chamaram-lhe de Capela de São José.

Capela de São José
Capela de São José

Edificada no século XIX, de planta retangular, é formada por nave e capela-mor com a sacristia retangular adossada. A fachada principal apresenta-se em alvenaria de pedra aparente com pilastras toscanas nos cunhais, coroados por pináculos, terminando em tímpano com cornija, encimada por sineira metálica coroada por cruz.

Continuando na fachada, que é rasgada por um portal de verga reta, com moldura encimada por frontão triangular ladeado por dois óculos circulares moldurados e gradeados.

No interior a nave possui as paredes rebocadas e pintadas de branco. Esta é separada da capela-mor por um arco de volta perfeita assente em pilastras toscanas. A capela-mor é formada em lajes de cantaria e cobertura de madeira.

Estas fotos mostram o terreiro por trás da capela e as possíveis fotos do interior tiradas da janela, por esta se encontrar fechada.

Capela de S. José
Capela de S. José - terreiro
Capela de S. José - interior
Capela de S. José - interior
(Fotos em formato 4x3 de Pedro Castro e em formato 16x9 de Fernando Dias)
Coordenadas GPS: N 41 33.632' W 006 25.988'  (41.56053, -6.43313)

Temas / Tags

Caçarelhos, publicado em por