A pequena Capela de Santo António, um exemplar barroco do século XVIII, situa-se próximo do centro de Vila Verde. Segundo uma inscrição na porta da sacristia, é datada de 1721.

História

Capela de Santo António - Fachada frontal
Fachada frontal
Capela de Santo António - Lateral sul
Lateral sul
Capela de Santo António - Lateral norte e sineira
Lateral norte e sineira

No centro da vila, precisamente no extremo sul da Praça com o mesmo nome, encontra-se a pequena Capela de Santo António numa pequena elevação em relação à estrada nacional que atravessa a localidade. A edificação apresenta-se um pouco despercebida, escondida pelas árvores e pelos edifícios vizinhos.

Em contraste com a falta de qualquer dado histórico, está cronologicamente definida como sendo uma edificação do século XVIII e, segundo uma inscrição na parte superior da porta da sacristia adossada à capela, é datada de 1721.

Descrição

Com a fachada orientada a sul, este edifício religioso barroco apresenta uma fachada simples ladeada por pilastras em granito com a finalização em pináculos piramidais. Ao centro vemos o portal em moldura retangular sobrepujado de um frontão interrompido. Este é ladeado por duas pequenas janelas e encimado por uma maior, todas numa forma lobulada.

Capela de Santo António - Interior - Altar-mor
Interior - Altar-mor
Capela de Santo António - Interior - Entrada e coro
Interior - Entrada e coro

O interior de uma só nave apresenta uma cobertura de duas águas, com um retábulo barroco simples, de caráter popular. Este é apresentado por quatro imagens a ladear o sacrário. Possui um coro-alto em madeira e dois altares laterais.

Localização

Esta capela situa-se no extremo sul da Praça de Santo António.

Coordenadas GPS: N 41 38.949' W 008 26.139'  (41.64915, -8.43565)

Temas / Tags

Vila Verde, publicado em por