Capela de Santo António
A pequena Capela de Santo António, um exemplar barroco do século XVIII, situa-se próximo do centro de Vila Verde. Segundo uma inscrição na porta da sacristia, é datada de 1721.
Temas / Tags
Capela de Santo António - Fachada frontal
Fachada frontal
Capela de Santo António - Lateral sul
Lateral sul
Capela de Santo António - Lateral norte e sineira
Lateral norte e sineira

No centro da vila, precisamente no extremo sul da Praça com o mesmo nome, encontra-se a pequena Capela de Santo António numa pequena elevação em relação à estrada nacional que atravessa a localidade. A edificação apresenta-se um pouco despercebida, escondida pelas árvores e pelos edifícios vizinhos.

Em contraste com a falta de qualquer dado histórico, está cronologicamente definida como sendo uma edificação do século XVIII e, segundo uma inscrição na parte superior da porta da sacristia adossada à capela, é datada de 1721.

Descrição

Com a fachada orientada a sul, este edifício religioso barroco apresenta uma fachada simples ladeada por pilastras em granito com a finalização em pináculos piramidais. Ao centro vemos o portal em moldura retangular sobrepujado de um frontão interrompido. Este é ladeado por duas pequenas janelas e encimado por uma maior, todas numa forma lobulada.

Capela de Santo António - Interior - Altar-mor
Interior - Altar-mor
Capela de Santo António - Interior - Entrada e coro
Interior - Entrada e coro

O interior de uma só nave apresenta uma cobertura de duas águas, com um retábulo barroco simples, de caráter popular. Este é apresentado por quatro imagens a ladear o sacrário. Possui um coro-alto em madeira e dois altares laterais.

Veja Também

Localização

Esta capela situa-se no extremo sul da Praça de Santo António.

Coordenadas GPS: N 41 38.949' W 008 26.139'  (41.64915, -8.43565)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Biblioteca Municipal de Vila Verde (Vila Verde, Vila Verde)

(Distância: 42 m NW)
Este edifício, que se supõe ter sido construído para albergar os Paços do Concelho, é atualmente a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, uma homenagem à vida e obra deste professor da Universidade de Coimbra.

Câmara Municipal de Vila Verde (Vila Verde, Vila Verde)

(Distância: 103 m SW)
Edifício novo em forma de L, construído para satisfazer as necessidades do concelho, situa-se precisamente nas traseiras do antigo edifício dos Paços do Concelho, atualmente Biblioteca Municipal.

Estrada Nacional 101 (Vila Verde, Vila Verde)

(Distância: 265 m N)
Uma interessante maneira de transformar a vila em algo mais confortante tanto para os residentes como para quem lá passa, uma estrada principal ladeada por árvores.

Igreja Velha de Carvalhosa (Vila Verde, Vila Verde)

(Distância: 767 m SE)
A Igreja Velha, do século XVI, serviu a localidade até ao início do século XX, sofrendo obras nos séculos XVIII e XIX, até ao seu aspeto atual.

Sepultura Antropomórfica (Vila Verde, Vila Verde)

(Distância: 770 m SE)
Uma sepultura antropomórfica, nas traseiras da Igreja Velha, confirma a existência humana neste local no período anterior da época medieval.

Santuário de Nossa Senhora do Alívio (Alívio, Vila Verde)

(Distância: 3 km S)
O Santuário foi construído, em virtude de uma promessa feita pelo pároco local Xavier Fráguas, no século XVIII, mas só terminado no século XX.

Calçada Medieval (Mosteiro, Amares)

(Distância: 3 km SE)
É um pequeno troço que constituía uma via de Braga para norte, permitindo a passagem pelo Mosteiro de Renfufe.

Mosteiro de Santo André (Mosteiro, Amares)

(Distância: 3 km SE)
O Mosteiro de Santo André de Rendufe é um dos poucos exemplos de mosteiro que têm a sua origem no tempo do Conde D. Henrique.

Casa de Gondomil (Gondomil, Vila Verde)

(Distância: 3 km W)
Considerada uma das sete maravilhas da freguesia de Moure e o ex-libris desta freguesia, a Casa ou Solar de Gondomil foi-se afirmando a partir do século XVIII, ano da sua edificação.

Pelourinho de Moure (Gondomil, Vila Verde)

(Distância: 3 km W)
Sendo o elemento mais significativo da freguesia, remonta ao início do século XII. Não lhe é conhecido qualquer foral com estatuto civil, assim o Pelourinho representa o poder eclesiástico.

gif