


Templo religioso que tem como data de iniciação o ano de 1686, por ordem do Arcebispo D. Luís de Sousa, é o testemunho resultante de uma obra bem pensada e executada.
Estrutura

torre sineira
Foi construída sobre um plano longitudinal, como são os volumes retangulares como a nave, a capela-mor, a sacristia lateral e a torre. Este segue a linha dos templos religiosos de Braga em que a torre se situa nas traseiras dos templos.
Desenvolvida longitudinalmente com planta retangular, é formada por nave e capela-mor retangulares e a torre sineira adossada ao segundo volume, com a sacristia adossada na lateral.
Fachada

A fachada, seguindo a linha do bom exemplo barroco, é delimitada por cunhais de pilastras. Apresenta o portal principal em verga reta, sobrepujado de entablamento que termina com um frontão triangular. Este conjunto está ladeado por dois nichos, que albergam imagens de dois Arcebispos, e encimado por uma janela oval.
A fachada remata com um frontão triangular, em que ao centro se encontra o brasão do Arcebispo, o responsável pela edificação do templo. Está ladeado por pináculos piramidais e ao centro eleva-se uma cruz cardinalícia.
Interior



À semelhança da Igreja de São Vicente, esta igreja tem um extraordinário interior da talha dourada dos altares laterais, dos púlpitos, e as sanefas dos varandins das janelas. Estes elementos conjugam com o revestimento de azulejos azuis e brancos da nave e capela-mor, sendo estes últimos considerados como o primeiro conjunto executados em Portugal.


e órgão de tubos

Os dois volumes estão cobertos por caixotões de madeira. A nave é completada com um coro-alto com órgão lateral, três altares de cada lado e dois púlpitos.
Classificação
Está classificado como Imóvel de Interesse Público
nesta localidade Braga
ou neste concelho Braga
Outras localidades deste concelho Braga
Localização
Referências
- Direção-Geral do Património Cultural. «Igreja Paroquial de São Vítor»