A atual Igreja de São Vicente acaba por ser resultado de um templo visigótico ali existente datado de 618, segundo uma lápide funerária que atualmente se encontra guardada na sacristia.
Construção


A atual Igreja de São Vicente acaba por ser resultado de um templo visigótico ali existente datado de 618, segundo uma lápide funerária que atualmente se encontra guardada na sacristia.
Entretanto o primeiro templo religioso seria edificado alguns anos mais tarde, em 656, vindo a sofrer a primeira remodelação passados novecentos e nove anos, em 1565, e com uma segunda remodelação no ano de 1691.
A Irmandade de São Vicente decidiu reconstruir o templo em 1686, seguindo o modelo da Igreja de Nossa Senhora a Branca. Contudo não foi possível, e os trabalhos apenas começaram em 1689. A igreja só viria a estar terminada após 1717, ano em que a fachada não estava ainda completa.
Estrutura


Desenvolvendo-se numa planta retangular com seis volumes constituídos por nave, capela-mor, sacristia, casa da Irmandade de São Vicente e finalmente com a edificação da torre sineira.
Fachada
A fachada apoiada no estilo barroco acaba por envolver as molduras dos vãos e no remate superior recortado, com os exuberantes florões.
O portal de moldura reta é encimado por um frontão interrompido por uma representação escultórica do Batismo de Cristo e ladeado por duas lápides de dimensões razoáveis com inscrições. Estas estão encimadas por dois janelões de moldura reta que permitem a entrada da luz para a nave.
A rematar, um nicho com a imagem de São Vicente ladeado por dois anjos, no tímpano.
Interior






O interior é exuberantemente rico com a nave e capela-mor no seu esplendor do barroco, os dois volumes com a cobertura de caixotões douradas e policromados, altares de talha dourada e elementos ornamentais tais como as sanefas e as janelas, revestimento do arco, coro-alto e a nartex.
De referir também que, nos dois volumes, as paredes laterais estão forradas com azulejos azuis e brancos, com motivos da vida de São Vicente.
Classificação
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Localização
Referências
- Direção-Geral do Património Cultural. «Igreja de São Vicente»