Este cruzeiro é um dos dois que conjuntamente estão classificados como Monumentos Nacionais, sendo o outro o Cruzeiro das Carvalheiras por serem idênticos. Contudo estão situados em locais diferentes e tão pouco são contemporâneos.

Os Dois Cruzeiros

Cruzeiro da Senhora-a-Branca
Cruzeiro
Cruzeiro da Senhora-a-Branca
Cruzeiro no Jardim
Cruzeiro da Senhora-a-Branca
Cruzeiro no Jardim
Cruzeiro da Senhora-a-Branca
Cruzeiro

Este cruzeiro é um dos dois que conjuntamente estão classificados como Monumentos Nacionais, sendo o outro o Cruzeiro das Carvalheiras. Esta atribuição deve-se ao fato de as suas configurações serem idênticas, não havendo qualquer diferença na descrição. Contudo estão situados em locais diferentes e tão pouco são contemporâneos.

Este, está localizado no pequeno largo da Senhora-a-Branca, após ter sido removido do Campo Santana, atual Avenida Central, junto à Torre de Menagem.

Descrição

O cruzeiro ergue-se sobre um soco de sete degraus quadrangulares onde assenta um paralelepípedo ao alto, com as quatros lados moldurados com festões e tachas planificadas. Sobre este assenta o tabuleiro, no qual se eleva a base do fuste e a coluna de forma circular monolítica. Esta tem decoração distinta na parte inferior, ornado de pontas de diamante, sendo a parte superior formado por caneluras.

Segue-se o capitel de ordem coríntia e, para finalizar, o conjunto da esfera que serve de base para a cruz cardinalícia, representado por quatro braços, em que os dois superiores são mais pequenos.

Classificação

Esta semelhança com o Cruzeiro das Carvalheiras tornou estes dois como Monumento Nacional, fazendo parte da lista de 1910.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 33.082' W 008 25.071'  (41.55137, -8.41785)

Referências

Temas / Tags

Braga, publicado em por