História

Casa e Capela de Santo António
Casa e Capela

Mais uma casa pertencente a uma família abastada da cidade, com uma planta desenvolvida em comprimento, expressão relativa à arquitectura setecentista, com a capela adossada à casa.

Ambos os edifícios pertencem ao século XVIII, sendo a casa dos anos trinta e a capela dos anos cinquenta. Foram edificados a mando do Capitão João Ferreira da Cruz.

Descrição

A fachada apresenta dois pisos, dividida por pilastras que definem três corpos como a casa, o portão aberto para o pátio e a capela.

O corpo habitacional é rasgado por seis portas de lintel reto, terminando com um sétimo e principal portal de lintel também reto. Este é flanqueado por pilastras e rematado por entablamento coroado por pináculos e aletas a ladear o escudo liso ao centro.

No andar nobre temos janelas com sacadas que alternam com outras de avental, decorado por losangos. Uma cornija remata cada um destes vãos, ligando-se por sua vez à cornija que percorre toda a casa.

Casa e Capela de Santo António
Fachada da Capela

A cornija da casa termina na capela, estando esta encimada por um frontão triangular ladeado por um pináculo no lado esquerdo e a sineira, também com pináculos, no lado direito.

É rasgado por um portal de lintel reto com entablamento e encimado por um nicho enquadrado por aletas, elementos também visíveis no remate das janelas inferiores. As janelas do coro, com uma disposição diferente, poderão ter sido abertas posteriormente.

Classificação

Este conjunto está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Na zona norte de Albergaria-a-Velha, esta casa situa-se no cruzamento da Rua Mártires da Liberdade com a Rua José Falcão.

Coordenadas GPS: N 40 41.522' W 008 28.674'  (40.69203, -8.47790)

Temas / Tags

Albergaria-a-Velha, publicado em por