O Solar, edificado como residência de cidade, originalmente pertencia à Família Almeida Cardoso Sequeira de Sousa. Passou posteriormente para as mãos da Viscondessa de Treixedo, nome pelo qual ainda hoje o edifício é conhecido.
Com características da maioria das edificações da arquitectura civil da época barroca, este solar apresenta uma planta retangular. Desenvolve-se em dois pisos, mantendo as aberturas da fachada uniforme em molduras, sendo as do andar nobre de maiores dimensões que as do térreo, desenho mais recortado e remate em frontão.
As duas portas, uma em cada ponta do solar, apresentam molduras profusamente mais trabalhadas e rematadas pelos brasões das famílias proprietárias do imóvel, quebrando assim as linhas das janelas.
Atualmente este solar é propriedade do Estado, sendo ocupado pela Caixa Geral de Depósitos.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Viseu, na freguesia Viseu.
(Distância: 160 m N)
A Sé começou a ser edificada no séc. XII, sob o signo do românico. Poucos são os elementos que sobrevivem daquela época.
(Distância: 174 m NW)
Esta capela foi edificada no ano de 1742. Apresenta uma forma octogonal, com aberturas de molduras simples e coroadas por pináculos de esfera.
(Distância: 177 m NW)
Uma das sete portas das Muralhas de Viseu, provoca várias opiniões acerca da sua antiguidade, com a certeza de que pertencia à Baixa Idade Média, no século XV.
(Distância: 191 m S)
Situada no Largo de Santa Cristina, este templo foi edificado no séc. XVIII, como Venerável Ordem do Carmo.
(Distância: 192 m SW)
O edifício apresenta uma planta retangular, com a fachada constituída por dois pisos e em dois panos, separados por pilastras, a que também se junta a capela.
(Distância: 193 m N)
A igreja é de um só plano, a fachada é dividida por pilastras que flanqueiam as portas no piso térreo e as janelas com balaustradas no segundo piso.
(Distância: 198 m NW)
Esta magnífica Fonte de Três Bicas é oriunda da Quinta das Bicas, tendo sido transladada para o atual local em 1805.
(Distância: 210 m NE)
Estas são duas janelas manuelinas, situadas na Rua Direita, das existentes em alguns edifícios do centro histórico de Viseu.
(Distância: 210 m W)
Um jardim no centro da cidade com uma estátua dedicada às mães de todo o mundo. É um jardim pequeno mas bem cuidado, repleto de flores de todas as cores.
(Distância: 221 m W)
Não há informações sobre esta igreja. De planta retangular, a fachada é em empena contracurvada arrematada com pináculos e cruz.