Capela de Nossa Senhora do Campo
A Capela de Nossa Senhora do Campo está ligada à lenda da aparição da imagem no século XV, sendo por isso edificada a capela em honra à Senhora, no início do século XVII.
Capela de Nossa Senhora do Campo
Capela de Nossa
Senhora do Campo

As informações relativas a esta capela são reduzidíssimas, embora se conservem alguns elementos e que foram reintegrados na reconstrução de que a capela foi alvo, já no decorrer do século XVIII.

Entretanto, como a devoção a Nossa Senhora do Campo era muito grande e popular na região, esta continuou a sofrer obras de melhoramentos, restauros e aumentos até agora. Dá-se por isso, à época de edificação da capela, o século XVIII.

Descrição

A fachada é delimitada por pilastras nos cunhais, encimadas por pináculos, com o portal principal em verga reta sobrepujado por um frontão triangular. Sobre este abre-se um óculo quadrilobado, a interromper o friso que liga ambas as pilastras.

No interior, de nave única, apresenta altares colaterais em ângulo e púlpito e capela-mor, dividido por um arco triunfal de volta perfeita. A capela-mor apresenta um retábulo de talha policromado, rococó, e um teto de madeira oitavado com pinturas.

Classificação

Este templo religioso está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Campo de Besteiros
ou neste concelho Tondela
Outras localidades deste concelho Tondela

Localização

Coordenadas GPS: N 40 33.401' W 008 08.088'  (40.55668, -8.13480)

Temas / Tags

Campo de Besteiros, publicado em por