A Capela de Nossa Senhora do Campo está ligada à lenda da aparição da imagem no século XV, sendo por isso edificada a capela em honra à Senhora, no início do século XVII.

Origem

Capela de Nossa Senhora do Campo
Capela de Nossa
Senhora do Campo

As informações relativas a esta capela são reduzidíssimas, embora se conservem alguns elementos e que foram reintegrados na reconstrução de que a capela foi alvo, já no decorrer do século XVIII.

Entretanto, como a devoção a Nossa Senhora do Campo era muito grande e popular na região, esta continuou a sofrer obras de melhoramentos, restauros e aumentos até agora. Dá-se por isso, à época de edificação da capela, o século XVIII.

Descrição

A fachada é delimitada por pilastras nos cunhais, encimadas por pináculos, com o portal principal em verga reta sobrepujado por um frontão triangular. Sobre este abre-se um óculo quadrilobado, a interromper o friso que liga ambas as pilastras.

No interior, de nave única, apresenta altares colaterais em ângulo e púlpito e capela-mor, dividido por um arco triunfal de volta perfeita. A capela-mor apresenta um retábulo de talha policromado, rococó, e um teto de madeira oitavado com pinturas.

Classificação

Este templo religioso está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 33.401' W 008 08.088'  (40.55668, -8.13480)

Temas / Tags

Campo de Besteiros, publicado em por