Construído próximo de uma necrópole árabe Macab (daí o nome ter derivado em Almacave), este templo é uma construção românica do século XIII. Foi profundamente alterado especialmente no século XVII, como são testemunhos os painéis de azulejos com motivos geométricos e vegetalistas, o púlpito e a talha dourada.
Do primitivo românico é de salientar o pórtico de arco apontado e quatro arquivoltas, debruada a mais extensa por uma faixa axadrezada. No século XVIII os altares foram enriquecidos com azulejos e talhas douradas.
De realçar ainda o seu interior, de nave única sem transepto, e a capela-mor, os azulejos da parede e do coro, o púlpito construído em 1600 e as esculturas de São José e Santo António em madeira estofada do século XVIII.
Reza a história que se realizaram neste templo as primeiras cortes do Reino de Portugal, decorria o ano de 1143.
Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Lamego, na freguesia Lamego (Almacave e Sé).
(Distância: 115 m SE)
A Biblioteca de Lamego foi fundada em 1989 e, além de livros e revistas para consulta do público, contém ainda o arquivo municipal.
(Distância: 135 m E)
Do primitivo castelo destacam-se a Alcáçova com a Torre de Menagem, a cisterna abobadada e duas portas, a dos Fogos e a do Sol. Serviu de Paços do Concelho durante os séculos XVI e XVII.
(Distância: 175 m N)
Uma fonte do 1830 que inicialmente estava no antigo Campo do Tablado, onde é agora o Jardim da República, foi em 1923 desmontada, reerguida no ano seguinte no local atual e concluída em 1928.
(Distância: 177 m N)
Um jardim no centro da cidade, local ideal para passeio, jogos e descanso, com muitas árvores, bancos e ainda um coreto para representações teatrais ou musicais.
(Distância: 209 m N)
Morada: Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira - 5100-150 Lamego
(Distância: 213 m S)
(Distância: 276 m N)
O Convento das Chagas iniciou no século XVI com sete clarissas que chegaram do Convento da Madre de Deus de Monchique, no Porto.
(Distância: 289 m S)
Antiga sede da Junta de Freguesia de Almacave, é agora sede da União de Freguesias de Almacave e Sé que tinha 12214 habitantes em 2011 (8750 de Almacave e 3464 da Sé).
(Distância: 350 m E)
(Distância: 377 m SE)
Este edifício do século XVIII já funcionou como hospital e como regimento de infantaria. Só em 1929 abriu como teatro, tendo reaberto em 2007 depois de obras de recuperação desde 1987. Atualmente está classificado como Imóvel de Interesse Público.