×
Pontos de Interesse no Concelho de Castro Daire

Junta de Freguesia de Castro Daire (Castro Daire)

O nome de Castro Daire provém de um castro que existiu na parte mais alta do monte onde a vila se encontra. Sendo um local habitado no tempo dos romanos, existem documentos, uma ponte e uma lápide do tempo de Caio Júlio César.

Junta de Freguesia de Gosende (Gosende)

Gosende foi vila e sede de concelho até 1834 e, juntamente com os então concelhos vizinhos de Campo Benfeito e Roção, formou a atual freguesia de Gosende.

Junta de Freguesia de Mezio (Mezio)

Mezio foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Em 2011 tinha 484 habitantes, tendo-se notado também aqui a desertificação do interior do país, considerando que no início do século XX contava 587 habitantes.

Junta de Freguesia de Mões (Mões)

Sendo antes o reguengo de Mões juntamente com a freguesia de Moledo, foi sede de concelho entre 1820 e 1855. Contava 2742 habitantes em 1950 e em 2011 apenas 1844, confirmando a habitual desertificação do interior.

Junta de Freguesia de Moledo (Moledo)

Moledo fez parte do concelho de Mões até 1855, pertencendo a partir daí ao concelho de Castro Daire. Contava em 1950 com 2548 habitantes, tendo no entanto em 2011 apenas 1215, e continuando assim a desertificação do interior.

Junta de Freguesia de Monteiras (Monteiras)

O povoamento destas terras foi obra de Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques, no século XII. Na Idade Média estava integrada no termo do julgado de Castro Daire, sendo em 1527, juntamente com Castro Daire, as duas povoações mais importantes do concelho.

Junta de Freguesia de Pepim (Pepim)

Pepim, agora freguesia do concelho de Castro Daire, pertenceu ao concelho de Sul até 1853 quando este foi extinto e passou a fazer parte do concelho de São Pedro do Sul. A freguesia de Pepim contava 334 habitantes em 2011 pouco mais de metade dos 602 em 1950.

Junta de Freguesia de Picão (Picão)

Picão fazia parte do concelho de Moção, que atualmente pertence à freguesia de Pinheiro. Em 1852 aparece referido como já pertencendo ao concelho de Castro Daire. Em 2013 esta freguesia foi agregada com a freguesia de Ermida.

Junta de Freguesia de Pinheiro (Pinheiro)

Sendo no século XIII uma paróquia da Terra de Moção, foi vila e sede do concelho de Pinheiro e Moção até 1834. No século XVI D. Manuel I reforma o foral de Moção e concede foral a Pinheiro.

Junta de Freguesia de Reriz e Gafanhão (Reriz)

Reriz e Gafanhão foram ambas vila e sede de concelho no século XVI, com os forais atribuídos por D. Manuel I. Estes concelhos foram extintos em 1834 e integrados no concelho de Sul, que atualmente pertence a S. Pedro do Sul, até 1853.