Capela da Colegiada de Santa Ana

A Capela de Santa Ana, como a colegiada nela instituída, foram fundadas no século XVIII pela vontade do Dr. Jerónimo Botelho Correia Guedes do Amaral, que deixou em testamento no sentido de terminarem a capela, e para os representantes que a dirigissem.

A capela, que está anexada ao edifício da Santa Casa da Misericórdia, mostra na sua fachada a grandiosa verticalidade, mostra duas áreas distintas como o corpo da capela e o seu coroamento, sendo formado por um ático e um frontão que o remata, no lado direito, e num plano ligeiramente recuado encontra-se a torre sineira.

Descrição

No corpo da capela rasgam-se seis vãos, uma portada e cinco janelas. Duas ladeando a parte superior da portada, situando-se as outras três na parte superior recortadas e rematadas por mísulas e, principalmente, o frontão contracurvado com o tímpano decorado com motivos vegetalistas.

O interior define-se por dois corpos quadrangulares, e um corpo central de forma octogonal. O corpo da capela assenta num arco abatido com caixotões no intradorso. Nas paredes da entrada e da capela-mor rasgam-se simetricamente duas portas. No primeiro caso dá acesso ao pequeno batistério e ao coro da torre sineira, e no segundo dá acesso à sacristia.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 17.710' W 007 44.838'  (41.29517, -7.74730)

Temas / Tags

Vila Real, publicado em por