Ponte Romana de Estorãos
A origem da ponte terá sido durante o período romano, com uma reconstrução medieval e obras no século XVI ou XVII. Tem anexados o cruzeiro e as alminhas.
Ponte Romana de Estorãos

Sendo designada como Ponte Romana de Estorãos, na verdade esta designação poderá não ser válida na totalidade pois a sua origem é muito discutida, ligada às várias fases construtivas.

Na verdade as várias campanhas de obras existentes provocaram intensas dúvidas, todavia não se pode dissociar da ideia de que a ponte possa ter três fases construtivas, em iguais períodos de tempo.

Entretanto acredita-se que a sua origem tivesse sido durante o período romano, com o seu perfil do tabuleiro em cavalete e as guardas claramente dissonantes em relação aos silhares.

Ponte, lado montante
Ponte, lado montante
Ponte, lado jusante
Ponte, lado jusante

Seguiu-se então uma reconstrução medieval que atuou sobre o aparelho de enchimento e o tabuleiro e sobre a maior abertura do arco médio em relação aos laterais.

A finalizar a entrada na época moderna, teve nova campanha de obras no século XVI ou XVII precavendo-se com um maior cuidado com a estrutura, da qual resulta um maior reforço dos talha-mares que lhe conferem uma imagem de robustez.

Descrição

Ponte, Tabuleiro
Tabuleiro
Ponte, Acesso Leste
Acesso leste

À ponte e a pertencer à atualidade, foram anexadas dois dispositivos reverentes à sacralidade como são o cruzeiro e as alminhas. O cruzeiro implanta-se ao centro, nas guardas orientadas a montante, e as alminhas num dos extremos da ponte.

A ponte atravessa a Ribeira de Esporãos numa das mais importantes vias da região, que ligava Braga e o noroeste peninsular. É formada por três arcos de volta perfeita, dos quais o central é maior que os laterais. Entre estes formaram os talha-mares triangulares. O tabuleiro é em cavalete com grandes guardas.

Classificação

Até ao momento a ponte está classificada como Interesse Municipal.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Estorãos
ou neste concelho Ponte de Lima
Outras localidades deste concelho Ponte de Lima

Localização

A ponte está localizada na estrada M1228, entre as localidades de Igreja e Penas.

Coordenadas GPS: N 41 47.150' W 008 38.697'  (41.78583, -8.64495)

Referências

Temas / Tags

Estorãos, publicado em por