Sem certeza quanto à sua edificação, pelas suas caraterísticas estruturais a capela de Santo Abdão pertence ao período de transição do românico para o gótico.

Origem

Capela de Sabto Abdão
Fachada frontal
Capela de Sabto Abdão
Lateral sul e leste
Capela de Sabto Abdão
Lateral norte

Sem certeza quanto à sua edificação, sendo alvo de várias interpretações quanto à sua origem, pelas suas caraterísticas estruturais a capela de Santo Abdão pertence ao período de transição do românico para o gótico, ou seja, pelo século XII ou XIII.

Uma das interpretações está ligada à evocação do Santo Abdão, um santo italiano martirizado em Roma. O templo religioso terá sido fundado por três peregrinos italianos a caminho de Santiago de Compostela que ali pernoitaram.

A segunda tem como base o santo, sendo que o seu culto pode ter influência bizantina altimedieval, com uma terceira interpretação de que o motivo pode ser funerário.

Fachada Frontal

Capela de Sabto Abdão
Tímpano da
porta principal
Capela de Sabto Abdão - Superior da porta
Superior da
porta principal
Capela de Sabto Abdão - Colunelo e friso
Colunelo
Capela de Sabto Abdão - Base
Base

O templo apresenta-se com uma simplicidade, seguindo uma planta longitudinal formada por uma nave e capela-mor, sendo esta mais pequena que a estrutura central. Possui os únicos rasgos na fachada principal e lateral sul.

A fachada principal é feita através do portal, em arco apontado e em tímpano decorado com elementos geométricos como cruzes vazadas inseridas em circulo. A seu lado está um espaço livre onde, segundo tudo indica, existiu uma imagem nua que atribuem à figura de Adão.

É encimado por um circulo, igualmente em tímpano, que é constituído por nove pequenos círculos, dos quais os centrais formam uma cruz.

Laterais

Capela de Sabto Abdão - Porta sul
Porta
lateral sul
Capela de Sabto Abdão - Superior da porta
Superior da porta sul

A fachada lateral orientada a sul tem um rasgo da porta com acesso à nave, em arco apontado e em tímpano, com elemento animalista, como por exemplo uma ave.

Na capela-mor existe uma pequena fresta lateral. Nas traseiras desta existe uma fresta maior, contudo está fechada. Na fachada lateral norte nota-se uma porta entaipada em altura incerta. De referir, à volta do edifício, a presença de cachorrada de modilhões.

Classificação

Desde 1957, a capela começa a ser considerada como Imóvel de Interesse Pública.

Localização

Esta capela está situada 30 metros a norte da Igreja Matriz.

Coordenadas GPS: N 41 44.565' W 008 36.246'  (41.74275, -8.60410)

Referências

Temas / Tags

Correlhã, publicado em por