




Um caso insólito aconteceu nesta freguesia, em que dificilmente se pode compreender a existência de dois edifícios do mesmo período intitulado de românico, apenas com diferença de cinquenta anos e com uma proximidade de 30 metros.

Na verdade a edificação destes dois templos, a Igreja Matriz e a Capela de Santo Abdão, seguiram funções diferentes. O maior, a Igreja Matriz de São Tomé, nome do Orago, sempre teve a função desde a Idade Média como sede da Paróquia até ao início do século XXI.
Na realidade, estes são os únicos dados existentes, inclusivamente o templo é secundado com a Capela de Santo Abdão.
A antiguidade da igreja remonta ao início do século XIII, e acabou por se descaraterizar com o decorrer dos tempos. Acredita-se que o interior sofreu a intervenção quase radical, contrariamente ao que aconteceu com o exterior, mantendo-se a estrutura primitiva.
Descrição

O templo apresenta-se longitudinalmente, de planta retangular, formada por uma nave e capela-mor, sendo esta de dimensões mais reduzidas que a nave.
A torre sineira quadrangular está adossada à direita do templo, num plano mais avançado relativamente à fachada. À esquerda, a sacristia está anexada ao templo.
No exterior destaca-se os modilhões à volta do templo, com motivos de figuras humanas, animais e fitomórficos.
No interior a nave apresenta-se com uma capela lateral esquerda, dois retábulos laterais e mais dois colaterais. Um arco triunfal abatido separa a nave da capela-mor.
nesta localidade Correlhã
ou neste concelho Ponte de Lima
Outras localidades deste concelho Ponte de Lima
Localização
A Igreja está situada junto da estrada que liga os lugares de Souto e São João Batista.