Numa situação igual a outras tantas existentes em Portugal, o Pelourinho da freguesia de Bertiandos está situado no terreiro do Solar com o mesmo nome, junto à estrada.
Numa simbologia de que muito poucos pertencem, de origem senhorial, é também um Pelourinho de rara edificação que pertence a dois períodos distintos, ao romano e à centúria seiscentista.
Esta raridade tem no fuste o marco miliário número quarenta e sete, todo ele epigrafado, de secção circular, e a alargar à medida que se eleva, datado do século III d.C.
Este marco é encimado por duas molduras convexas inscritas e côncavas, a rematar por uma dupla pinha cónica seccionada, esta parte acrescentada após a existência do terreno do solar. Eleva-se num soco quadrangular de um único degrau baixo.
Este monumento está inserido na Rota do Romano, do Portal de Ponte de Lima, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.
O pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público, enquanto a parte correspondente ao marco romano está classificada como Monumento Nacional.
O Pelourinho está situado no canto sudoeste do terreno do Solar de Bertiandos.