Pelourinho de Bertiandos
O Pelourinho da freguesia de Bertiandos está situado no terreiro do Solar com o mesmo nome. Pertence a dois períodos distintos, ao romano e à centúria seiscentista.
Temas / Tags
Pelourinho de Bertiandos
Pelourinho de Bertiandos
Pelourinho de Bertiandos

Numa situação igual a outras tantas existentes em Portugal, o Pelourinho da freguesia de Bertiandos está situado no terreiro do Solar com o mesmo nome, junto à estrada.

Numa simbologia de que muito poucos pertencem, de origem senhorial, é também um Pelourinho de rara edificação que pertence a dois períodos distintos, ao romano e à centúria seiscentista.

Esta raridade tem no fuste o marco miliário número quarenta e sete, todo ele epigrafado, de secção circular, e a alargar à medida que se eleva, datado do século III d.C.

Este marco é encimado por duas molduras convexas inscritas e côncavas, a rematar por uma dupla pinha cónica seccionada, esta parte acrescentada após a existência do terreno do solar. Eleva-se num soco quadrangular de um único degrau baixo.

Rota do Romano

Este monumento está inserido na Rota do Romano, do Portal de Ponte de Lima, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.

Classificação

O pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público, enquanto a parte correspondente ao marco romano está classificada como Monumento Nacional.

Veja Também

Localização

O Pelourinho está situado no canto sudoeste do terreno do Solar de Bertiandos.

Coordenadas GPS: N 41 45.608' W 008 37.551'  (41.76013, -8.62585)

Referências

Bertiandos, publicado em por