Igreja Matriz de São Julião
Igreja Matriz de São Julião
A igreja de São Julião é uma edificação do início do século XVIII. Na lista das igrejas situadas a norte do Lima, de 1320, Badim pertencia a Valadares com a designação de "São Julião de Badim de Susã". Só no século XX passou a pertencer à diocese de Viana do Castelo.

História

Igreja Matriz de São Julião

A igreja de São Julião é uma edificação do início do século XVIII, nomeadamente de 1703. Uma igreja que foge um pouco dos parâmetros dos templos religiosos da zona, inclusivamente no que respeita às Inquirições Paroquiais.

Mais uma vez de importância manifestada porque, ao contrário dos outros templos, Badim e consequentemente a Igreja Matriz surgiram muito tarde no aspeto estratégico político/religioso.

O nome de Badim só aparece referenciado no século XIX, como freguesia. Na lista das igrejas situadas a norte do Lima, cujo mandatário rei D. Dinis mandou fazer em 1320, o território de Badim pertencia a Valadares com a designação de "São Julião de Badim de Susã". Em 1444 D.João I conseguiu a desmembração do território do Bispado de Tui, passando para o de Ceuta até 1512.

Continuando no campo eclesiástico, entre os anos de 1545 e 1549, em que pertencia à Comarca de Valença, a então São Julião de Badim, encontrava-se anexada a Ceivães, continuando ainda na Terra de Valadares. Somente no século XX a paróquia começou a pertencer à Diocese de Viana do Castelo.

Descrição

Igreja Matriz de São Julião

De planta retangular, é constituída por nave e capela-mor mais pequena e estreita, tendo adossado no lado esquerdo a sacristia a seguir à torre sineira.

A torre sineira quadrada eleva-se da nave, num plano mais recuado da fachada principal, dividida em dois panos por um friso. No lado  contrário, anexado à nave, uma capela.

A fachada é em empena triangular e delimitada por cunhais apilastrados com remate de pináculos de bolbo e uma bola. O rasgo feito pelo portal é em verga reta com moldura e encimado por uma cartilha e uma janela lobulada.

Localização

Este ponto está situado na localidade Torre de Cima, na freguesia Ceivães e Badim.

Coordenadas GPS: N 42 03.719' W 008 21.838'  (42.06198, -8.36397)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta de Freguesia de Badim

Junta de Freguesia de Badim - Visitar Portugal

(Distância: 323 m NW)
A primeira referência a Badim data de 1320 como São Julião de Badim de Susã, na lista de igrejas a norte do rio Lima apresentada ao rei D. Dinis. Forma desde 2013 a União das Freguesias de Badim e Ceivães, com sede em Ceivães.

Igreja Paroquial de Valadares

Igreja Paroquial de Valadares - Visitar Portugal

(Distância: 1 km N)
Esta igreja, datada do século XVII ou XVIII, tem utilização atual como Igreja Paroquial, sendo inicialmente Igreja de Irmandade, ou seja, Igreja da Misericórdia. Um templo maneirista, com influências românticas, está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Antiga Cadeia de Valadares

Antiga Cadeia de Valadares - Visitar Portugal

(Distância: 1 km N)
Antiga cadeia de Valadares, que demonstra a importância e autoridade que esta localidade teve na região. Esta casa distingue-se das casas vizinhas pelas janelas nos dois pisos, sendo as do piso inferior protegidas por barras de ferro.

Igreja Paroquial de Santa Eulália

Igreja Paroquial de Santa Eulália - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
A Igreja de Santa Eulália é uma edificação da primeira metade do século XVI, mais concretamente de 1534. Sofreu a primeira remodelação entre os séculos XVII e XVIII. Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1961.

Igreja Matriz de São João Batista

Igreja Matriz de São João Batista - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NE)
A cronologia indica a época românica do século XII, mas tem as suas primeiras referências em 1258, na primeira listagem das igrejas situadas no território de Entre o Lima e o Minho, pertencentes ao Bispado de Tui.

Capela do Senhor do Socorro

Capela do Senhor do Socorro - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Na estrada situada entre as Freguesias de Segude e Ceivães, possui um nome de Senhor do Socorro e uma data na qual foi edificada, colocando-a no ano de 1886. Além da capela destaca-se o cruzeiro situado em frente.

Igreja Paroquial de Ceivães

Igreja Paroquial de Ceivães - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Esta igreja é de um período anterior a 1258, ano em que se realizaram as Inquirições Paroquiais, constando a Igreja do Divino Salvador nas listas das igrejas ao Bispado de Tui. Em 1320 constava no enquadramento na Terra de Valadares, com o nome de São Salvador de Mouro de Juzão.

Junta de Freguesia de Segude

Junta de Freguesia de Segude - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SW)
A história de Segude remonta ao período anterior à Nacionalidade, segundo indica o Monte Crasto em que foi descoberta uma citânia. Já sendo freguesia nos séculos XII e XIII, seguiu-se outro elemento importante, a edificação da igreja matriz entre os séculos IX e XII.

Igreja Paroquial do Arcanjo São Miguel

Igreja Paroquial do Arcanjo São Miguel - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
A Igreja de São Miguel é considerada como pertencente à época do barroco, o que possivelmente a coloca no século XVII. Entra para a Diocese de Viana do Castelo em 1977. Destaca-se o portal encimado por uma cimalha a que se sobrepõe um frontão semicircular interrompido por uma janela lobulada.

Coreto de Messegães

Coreto de Messegães - Visitar Portugal

(Distância: 2 km N)
Um coreto como habitual situado perto da igreja e por isso no local das festas dos habitantes, na atualidade ainda tem o seu uso em pequenos espetáculos musicais, teatrais ou outros. De planta octogonal, tem base em cimento e cobertura em folha de zinco verde.

gif