De invocação a Nossa Senhora da Visitação, foi fundado na época pré-românica, embora com grandes modificações posteriores com a campanha gótica e outra na segunda metade do século XVIII, a qual se manteve até agora.

História

Igreja Matriz de Castro Laboreiro
Igreja Matriz de Castro Laboreiro

De invocação a Nossa Senhora da Visitação, também tendo como outra designação Igreja Matriz de Castro Laboreiro.

A fundação deste pequeno tempo provém da época pré-românica, embora com grandes modificações posteriores.

São visíveis várias fases de obras distintas, nomeadamente a sua edificação primitiva, pelo que alguns autores a colocam no século IX, do qual pouco resta. É possível identificar duas fases de épocas diferentes, a da campanha gótica e a da segunda metade do século XVIII, a qual se manteve até agora.

Descrição

Situa-se num plano superior, sendo acessível por uma escadaria de três degraus.

Interior da Igreja Matriz

A austera fachada de granito setecentista é rasgada por um portal de verga recta, encimado por um pequeno friso saliente, óculo quadrilobado e janelão de arco redondo. O tímpano, triangular e rematado por uma cruz latina, é realçado por pináculos sobre os cunhais.

À esquerda da fachada adossa-se a torre sineira, também levantada no século XVIII. Os contrafortes do exterior serão góticos. No telhado destaca-se um relógio de sol com as horas em numeração romana.

No seu interior de nave única destaca-se uma pia batismal românica com interessante decoração. A capela-mor data setecentista.

Classificação

Este Imóvel é de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 42 01.821' W 008 09.505'  (42.03035, -8.15842)

Temas / Tags

Castro Laboreiro, publicado em por