Igreja Matriz de Lanhelas
Igreja Matriz de Lanhelas
Não havendo mais informações sobre esta igreja, esta data possivelmente do século XIX mas há vestígios de uma estrutura anterior de outro templo do século XVII. O início pode ser anterior, uma vez que a paróquia já existia no século XIII.

História

Igreja Matriz de Lanhelas

Tendo o historial deste templo religioso desaparecido com o tempo, a única informação histórica que existe é referida nas Inquirições Paroquiais. A Igreja Matriz de Lanhelas, dedicada a São Martinho, situa-se na mesma rua e a poucos metros mais acima da Capela de São Sebastião.

A Igreja data dos inícios do século XIX, no entanto há vestígios de uma estrutura de outro templo do século XVII, sendo o seu início possivelmente anterior a este século.

Segundo o "Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais", a localidade de Lanhelas já se constituía como paróquia em meados do século XIII, e na altura pertencia ao Julgado de Cerveira.

Descrição

Igreja Matriz de Lanhelas
Igreja Matriz de Lanhelas

Apresenta-se com a fachada orientada para poente, de planta retangular longitudinal, é formada por dois corpos como a nave e a capela-mor, sendo esta mais estreita.

A fachada principal delimita-se com pilastras nos cunhais, com remate em pináculos que ladeiam um frontão angular interrompido.

O portal é em arco abatido ladeado por colunas, de base a um entablamento com aletas, que seguram uma janela lobada.

À esquerda desta temos a torre sineira quadrada de quatro sinos. Nas traseiras no lado da torre, na posição da capela-mor, está anexada a sacristia.

Localização

Este ponto está situado na localidade Lanhelas, na freguesia Lanhelas.

Coordenadas GPS: N 41 54.463' W 008 47.441'  (41.90772, -8.79068)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 94 m NW)
Esta capela, situada no centro urbano de Lanhelas, foi edificada na sequência das promessa feitas pelos residentes pelo aparecimento da mortífera peste ocorrida no início do século XVII. Destaca-se o nicho da virgem na parede lateral.

Junta de Freguesia de Lanhelas

Junta de Freguesia de Lanhelas - Visitar Portugal

(Distância: 95 m NW)
Numa situação privilegiada como a freguesia de Lanheses a gozar o extenso rio Minho a banhar o território, integrada numa zona que teve uma ocupação desde a pré-história, já existia como paróquia no século XIII, nas Inquirições Paroquiais.

Cruzeiro da Independência

Cruzeiro da Independência - Visitar Portugal

(Distância: 257 m SE)

Torre de Lanhelas

Torre de Lanhelas - Visitar Portugal

(Distância: 388 m W)
Casa da Torre ou Paço de Lanhelas, são outras denominações que acabam por ir de encontro à mais conhecida como a Torre de Lanhelas. Esta torre é uma construção do século XVI que está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Capela de Santo António

Capela de Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 397 m W)

Estádio Ilídio Couto

Estádio Ilídio Couto - Visitar Portugal

(Distância: 405 m SE)

Capela do Senhor dos Passos

Capela do Senhor dos Passos - Visitar Portugal

(Distância: 1 km SW)
Capela também considerada como Igreja Nova, está situada na entradas norte da aldeia, desde o século XVIII, uma construção barroca de planta retangular, formada por uma nave e capela-mor.

Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Esta capela situa-se entre a margem do rio Minho e a zona urbana de Seixas, sem qualquer dado cronológico ou documental. A sua construção em pedra, com as aberturas limitadas pela porta e um pequeno postigo, poderá situá-la na Idade Média.

Cruzeiro da Capela de São Sebastião

Cruzeiro da Capela de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)
Este Cruzeiro, que se ergue em frente à Capela de São Sebastião, é um modelo mais simples em comparação com outros cruzeiros que temos visto no Minho, mas não deixa de ser interessante pela imagem ali recortada.

gif