Espigueiros de Soajo
Esta é uma das maiores concentrações de espigueiros em Portugal, com construções todas em pedra, perfazendo 24 espigueiros, sendo o mais antigo de 1782.

Descrição

Espigueiros
Espigueiros
Espigueiros
Espigueiros

Pode parecer que estes espigueiros tenham pouco significado, mas realmente tiveram um forte papel na vida campestre portuguesa, principalmente no norte.

É possível ver o caráter sagrado dado ao local, devido às cruzes no topo dos espigueiros para, segundo as gentes locais, proteção divina do que lá é guardado, muitas vezes o único meio de sobrevivência comunitária.

Espigueiros 4 f86f3
Espigueiros
Espigueiros

Um pormenor de extrema importância, a razão pela qual os espigueiros estão sobre seis ou oito pequenos esteios (mais altos, relativamente ao solo) e porque nas partes laterais têm pequenas aberturas. Isto faz com que o milho que é guardado nestes locais não esteja ao alcance de todo tipo de animais e haja ventilação para não apodrecer o produto ali existente.

Rota da Arquitetura Tradicional

Este monumento está inserido na Rota da Arquitetura Tradicional, do Portal de Paredes de Coura, na organização Viagem no Tempo, Alto Minho 4D.

Classificação

Este conjunto de espigueiros são de Interesse Público desde 1983.

Veja Também

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Soajo
ou neste concelho Arcos de Valdevez
Outras localidades deste concelho Arcos de Valdevez

Localização

Coordenadas GPS: N 41 52.339' W 008 15.732'  (41.87232, -8.26220)

Temas / Tags

Soajo, publicado em por