Igreja e Hospital da Santa Casa da Misericórdia
Igreja e Hospital da Santa Casa da Misericórdia, setembro de 2022
A construção da Igreja e Hospital da Santa Casa da Misericórdia prolongou-se entre os séculos XVI e XIX. Em 1530 foi a fundação da Instituição em Alcácer do Sal, e em 1547 inicia-se a construção do hospital, essencialmente com dinheiro das esmolas.

História

Igreja e Hospital da Misericórdia
Igreja e Hospital da Misericórdia - Igreja

Foram quatro séculos com início no século XVI e a terminar no século XIX, que este conjunto da Santa Casa da Misericórdia demorou a erguer. Em 1530 foi a fundação da Instituição em Alcácer do Sal, e em 1547 inicia-se a construção do hospital, essencialmente com dinheiro das esmolas, sendo o Provedor João Nunes.

A segunda metade do século XVII é a época provável da colocação dos azulejos do silhar da nave e da escada do pátio, e no século XVIII provavelmente deu-se a reforma da fachada principal da igreja. Em 1895 inseriram os estuques e pinturas na abóbada por Flamengo, pintor Setubalense.

Descrição

Igreja e Hospital da Misericórdia - Hospital

A igreja, que faz esquina, é de planta retangular, com aberturas em verga reta, uma porta com acesso para a nave e um janelão para iluminação do interior.

A fachada principal com remate em empena triangular é formada por três rasgos formados pelo portal de verga reta, entre pilastras almofadadas, sobre plintos também almofadados, encimado por um entablamento com coroa de espinhos no friso, sobreposto por aletas inscritas. Superiormente abre-se uma janela de arco abatido sobre pilastras.

Anexado à esquerda do templo, encontra-se o antigo hospital da Instituição, onde está atualmente a funcionar um lar.

Localização

Este ponto está situado na localidade Alcácer do Sal, na freguesia Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana.

Coordenadas GPS: N 38 22.271' W 008 30.660'  (38.37118, -8.51100)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta da União de Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana

Junta da União de Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana - Visitar Portugal

(Distância: 38 m NE)
Uma das mais antigas histórias de Portugal, Alcácer do Sal e o seu território apontam para uma vida de quarenta mil anos, remontando ao Período do Mesolítico. A localidade de Alcácer do Sal foi fundada pela civilização fenícia, durante o período de 1500 a 300 a.C.

Porto Palafítico da Carrasqueira

Porto Palafítico da Carrasqueira - Visitar Portugal

(Distância: 42 m W)
Este Porto Palafita é formado por diversos passadiços em madeira sobre estacas que foram construidos há pouco mais de 60 anos. Integrado na reserva natural do Sado, serve como embarcadouro dos barcos de pesca. Há ainda diversas casas de madeira transformadas em arrecadações.

Fonte Nova e Lavadouro

Fonte Nova e Lavadouro - Visitar Portugal

(Distância: 96 m N)
Conhecida como Fonte Nova, tem como única referência a inscrição no quadrado em pedra na parte superior, o ano de 1721. O anexo à direita é constituído pelo lavadouro comunitário, com uma cobertura e formado por um único tanque de planta retangular.

Torre do Relógio

Torre do Relógio - Visitar Portugal

(Distância: 147 m NW)
Uma torre anexada ao castelo, sendo uma construção do século XII, mais propriamente do ano de 1191, mandada erguer de raiz pelo Califa Almóada Yá Qub Al-Mansur, torre com estatuto de militar com vigilância privilegiada sobre o porto fluvial e oceânico de Alcácer.

Igreja do Espírito Santo, Museu Municipal Pedro Nunes

Igreja do Espírito Santo, Museu Municipal Pedro Nunes - Visitar Portugal

(Distância: 161 m W)
A Igreja do Espírito Santo, uma construção do século XVII, teve a sua origem proveniente do hospital com o mesmo nome, uma edificação do século XVI. Atualmente está ali instalado o Museu Municipal Pedro Nunes, e está desde 1993 classificada como Imóvel de Interesse Público.

Câmara Municipal de Alcácer do Sal

Câmara Municipal de Alcácer do Sal - Visitar Portugal

(Distância: 171 m W)
O edifício da Câmara Municipal é um edifício do século XVIII em estilo pombalino. Em 1969 ocorreu um grande incêndio que o destruiu por completo, sendo recuperado e reinaugurado 4 anos depois, mas tendo-se perdido uma grande parte da documentação existente.

gif