




O local turístico mais importante da cidade de Santarém, a sala de visitas e também o seu ex-libris, o Jardim das Portas do Sol está situado no local onde se situava a Alcáçova ou castelo árabe. Para sul e para leste deste jardim podemos ver algumas das antigas muralhas que circundavam a cidade.




No recinto do jardim temos um espaço ideal para repouso, para passeios e para diversão, um parque infantil, espaços de restauração, além das muralhas que nos transportam até mais de 2000 anos atrás. O mais importante neste espaço é uma fantástica vista sobre o rio Tejo, a Lezíria Ribatejana, os campos de cultivo e as povoações na margem esquerda do rio, com Almeirim em primeiro plano e Alpiarça logo a seguir. Para sul ou para norte podemos apreciar o rio e toda a região que o envolve, com a Ribeira de Santarém na base do monte.




Dali se avista também a antiga Ponte D. Luís e ao fundo, a sul, a nova Ponte Salgueiro Maia, que ligam as margens direita e esquerda do rio Tejo e a cidade de Santarém a Almeirim e a toda a margem sul do rio e à região leste e sul de Portugal.




Junto da entrada para o jardim, no lado sul, estão as ruínas romanas da cidade antiga. No mesmo largo da entrada, no lado norte, vemos a antiga Igreja de Santa Maria da Alcáçova.
Um local na parte velha da cidade de Santarém a que se recomenda a visita e onde passamos umas horas de descanso ou divertimento muito agradáveis.
para estar a par com as últimas novidades