Muralhas de Santarém
Muralhas de Santarém
Muralhas de Santarém
Muralhas de Santarém

Estes são os panos existentes das muralhas da cidade de Santarém que resistiram à passagem dos séculos, à modernidade e consequentemente às decisões feitas pelo ser humano.

Foi erguido sobre um castro proto-histórico que foi sucessivamente ocupado pelos povos como os fenícios, gregos, romanos, visigodos e árabes, sendo finalmente conquistado por D. Afonso Henriques e reformulado ainda por este monarca.

Porta de Santiago Porta de Santiago Porta de Santiago
Porta de Santiago, junto da Avenida 5 de Outubro,
num plano inferior ao nível da estrada

Com um perímetro muralhado da vila de trinta e três hectares, incluindo os 4 hectares que pertencem ao recinto da alcáçova, o castelo era parcialmente defendido por uma barbacã e por dois bairros ribeirinhos, como a Ribeira e o Alfange (atualmente Santa Iria da Ribeira de Santarém).

De uma tipologia militar românica, gótica e maneirista, as muralhas apresentavam sete rasgos de portas correspondentes às sete vias de acesso à povoação. Tanto as muralhas como as portas sofreram obras de reparações e alterações nos séculos posteriores, tais como a adaptação da Torre de Alpram e da Torre do Relógio (atual Torre das Cabaças) e finalmente o reforço das estruturas muralhadas na sequência das Guerras da Restauração.

Desde 1837 as muralhas e portas da cidade começaram a ser gradualmente destruídas, seja pelo tempo, seja pela Câmara Municipal de Santarém, com vista à construção de estradas, do caminho de ferro ou de jardins e pelo crescimento urbano.

Desde 1927, os restos das muralhas e as portas estão classificadas como Imóvel de Interesse Público.

  • Porta de Santiago, representada nestas fotos, junto da Avenida 5 de Outubro, Coordenadas GPS: N 39 14.084' W 008 40.632'
  • Torre representada na primeira foto, na Rua Pedro Canavarro, Coordenadas GPS: N 39 14.156' W 008 41.146'
  • As Muralhas do Castelo, no Jardim das Portas do Sol, têm as Coordenadas GPS: N 39 13.984' W 008 40.613'  (39.23307, -8.67688)

Temas / Tags

Santarém, publicado em por