




Tubos
Pertencente à parte histórica da cidade, está localizada em frente ao Jardim das Portas do Sol. Com função de Igreja / Colegiada, foi construída na segunda metade do século XII após a conquista de Santarém aos Mouros, tornando ao longo dos séculos a primeira freguesia cristã. A construção deve-se aos cavaleiros da Ordem do Templo, sob a orientação do Frei Pedro Arnaldo, Cavaleiro Templário e Comendador de Santarém.


As campanhas de obras nos séculos seguintes XVII e XVIII contribuíram para uma descaraterização, inclusivamente a ocultação arquitetónica do primitivo templo, e transformando-a no que hoje conhecemos. As obras de restauro recentes puseram a descoberto, sob a estrutura seiscentista, importantes vestígios dos arcos primitivos capitelizados medievais.




Desenvolvendo-se longitudinalmente com uma tipologia de cruz latina, é formada por três naves separadas por colunas de arcos em volta perfeita. Na cabeceira existem três capelas, com a central a corresponder à capela-mor cujo teto é em abóbada de caixotões.









A fachada apresenta no seu rasgo maior o portal em verga reta encimado nas laterais por duas janelas também em verga reta. É antecedida por uma galilé de três arcos, sendo os dois laterais em arcos de volta perfeita e o central em arco abatido. Este é encimado por uma janela retangular. Os anexos da igreja correspondem ao claustro e antigas dependências conventuais.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público.
(Fotos em formato 4x3 de Pedro Castro e em 16x9 de Fernando Dias)