Situada na parte baixa de Pernes, esta Igreja da Misericórdia foge um pouco do habitual das restantes quanto à sua edificação, do séc. XVI.
Igreja da Misericórdia
Igreja
Igreja da Misericórdia - altar-mor
Interior - Altar-Mor
Igreja da Misericórdia - coro
Interior - Coro

Situada na parte baixa de Pernes, esta Igreja da Misericórdia foge um pouco do habitual das restantes quanto à sua edificação.

A edificação é dada como sendo do século XVI, foi reedificada no século XVII. Porém, o edifício existente é seguramente construído de raiz ao longo da centúria seiscentos. Tornou-se numa igreja diferente das outras, uma vez que a construção dos templos religiosos da instituição se arrastavam por falta de verbas.

Igreja da Misericórdia - azulejos
Parede de azulejos
Igreja da Misericórdia - azulejos
Parede de azulejos

O templo é formado por uma planta retangular, de uma nave e capela-mor, e com várias dependências anexadas.

A fachada é delimitada por cunhais de aparelho rusticado, rematado por um frontão triangular. O portal, de moldura em verga reta, é encimado por um friso e abre-se por cima deste uma janela também em moldura reta que dá iluminação para a nave. Termina com um frontão triangular, com um painel de azulejos policromado seiscentista, onde está representada a Nossa Senhora da Misericórdia.

Interior

O interior tem a nave integralmente revestida de azulejos do século XVII. O teto é forrado de madeira em três águas e o coro alto também é de madeira.

Igreja da Misericórdia - altar-mor
Capela-mor
Igreja da Misericórdia - azulejos
Capela-mor

O arco triunfal, que separa da capela-mor, é em arco de volta perfeita encimado por um frontão triangular. A capela-mor também é forrada de azulejos à semelhança da nave. É coberta por uma cúpula de caixotões de pedra assentes numa estrutura de madeira.

Classificação

Está na classificação dos Monumentos de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 23.118' W 008 39.645'  (39.38530, -8.66075)

Temas / Tags

Pernes, publicado em por