Pouca informação existe sobre a Quinta do Souto, localizada no lugar de Souto, freguesia de Beco, que foi construída no séc. XVIII.
Quinta de Santo António do SoutoQuinta de Santo António do SoutoQuinta de Santo António do Souto
Fachada da Quinta de Santo António

Pouca informação existe sobre a Quinta do Souto, localizada no lugar de Souto, freguesia de Beco, que foi construída no século XVIII. É de destacar o brasão existente na entrada nobre e a Capela de Santo António com a entrada ao lado do edifício, ocupando a sua posição central.

Capela de Santo António do SoutoCapela de Santo António do Souto - frontão
Capela de Santo António

A capela, de aspeto semelhante ao restante edifício, mostra uma platibanda contracurvada encimada pela Cruz de Cristo ladeada por dois fogaréus. A entrada principal é ladeada por duas janelas que são, tal como a porta, em arco abatido.

O frontão, com a mesma largura do lintel, contém no tímpano uma mandorla envolta por concheados. No centro vemos uma cruz, cruzada com um ramo de lírios. Sobreposto à porta está uma janela, igualmente em arco abatido.

 
Capela de Santo António do Souto - Interior
Interior
da capela

O interior, de planta longitudinal e nave única, está completamente abandonado e quase sem quaisquer sinais do que foi em tempos, servindo de depósito de lixo.

Da capela-mor já nada resta que identifique a função para que serviu, notando-se no entanto o arco que a separa da nave e as respetivas pilastras de cunhais e a porta para a sacristia bem como uma janela que possivelmente mostra a capela vista de uma das salas da casa.

Coordenadas GPS: N 39 46.907' W 008 19.139'  (39.78178, -8.31898)

Temas / Tags

Beco, publicado em por