Igreja de Nossa Senhora da Graça
A Igreja de Nossa Senhora da Graça foi fundada no século XV com referências de existência no ano de 1489. Acredita-se que esta foi a data do início do templo, uma vez que a capela-mor foi mandada fazer em 1502 por D. Manuel I.
Igreja Matriz de Areias
Igreja Matriz de Areias

A sacristia foi terminada em 1510. Entretanto, em 1548, a igreja foi reconstruída numa campanha de obras dirigidas por João Castilho, o arquiteto responsável pelas grandes obras da Ordem de Cristo.

Descrição

A igreja apresenta uma disposição longitudinal de planta retangular.

A fachada apresenta um corpo avançado de três registos, sendo o piso térreo formado em galilé de três arcos de volta perfeita assente em colunas jónicas e coberta por abóbada de nervura.

O segundo registo é formado por um nicho com baldaquino e sobre este foi aberta uma janela com iluminação para o coro-alto. No terceiro registo apresenta duas aberturas para as sineiras, finalizando em frontão triangular.

No interior é formada por três naves ligadas por arcos de volta perfeita assentes em colunas jónicas cobertas por tetos de madeira.

A capela-mor está coberta em abóbadas de nervura, em que os espaços entre nervuras estão pintadas de grotesco. Estão decoradas com a Cruz de Cristo e com o escudo de Portugal.

As paredes estão cobertos por painéis de azulejos seiscentistas azuis e amarelos.

Classificação

Desde 1944, a Igreja de Nossa Senhora da Graça está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Areias
ou neste concelho Ferreira do Zêzere
Outras localidades deste concelho Ferreira do Zêzere

Localização

Coordenadas GPS: N 39 44.046' W 008 20.702'  (39.73410, -8.34503)

Temas / Tags

Areias, publicado em por