Situado na parte histórica, está junto de um antigo pano da muralha Fernandina. Foi mandado construir em 1727 por Pedro Costa Lima, fidalgo da Casa Real.

Situado na parte histórica, está junto de um antigo pano da muralha Fernandina. Foi mandado construir em 1727 por Pedro Costa Lima, fidalgo da Casa Real mas exercendo vários cargos na cidade.

Descrição

Palácio de São João Novo
Palácio de
São João Novo

De uma arquitetura urbana barroca, evidenciam-se os volumes desenvolvidos horizontalmente e uma fachada sumptuosa com a entrada nobre.

De planta em L, a sua fachada é formada por dois pisos, estando no primeiro piso à entrada, ao centro, a porta principal de moldura retangular encimada pela pedra de armas de família e ladeada por duas janelas com guarda de ferro e moldura em frontão invertido com porta rectilínea com óculo e frontão. No piso superior é constituído por sete janelas, seis das quais são encimadas por frontões quebrados, sendo a central mais elevada.

Anexado, à esquerda existe um pequeno edifício de três pisos. No primeiro piso salienta-se a existência da porta principal em arco pleno, no segundo piso uma janela e finalmente no terceiro piso também com uma janela em arco de volta perfeita e guarda de ferro.

Museu

Entre os anos de 1945 a 1992 este Palácio esteve aberto com o Museu de Etnografia e História, tendo-se transformado num dos museus mais ricos do País até ao seu encerramento por degradação deste imóvel e consequentemente a falta de condições de segurança.

Classificação

Mesmo com este desfecho o Palácio, desde 1977, é Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 08.544' W 008 37.060'  (41.14240, -8.61767)

Temas / Tags

Miragaia, publicado em por