Com outra denominação de Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, tem as portas abertas desde o século XIII, pertencendo assim ao românico tardio ou românico de resistência, já com elementos do gótico rural.
Considerado de uma modesta construção, é formado por uma nave e capela-mor quadrangular mais baixa que a nave, sendo estes despojados de elementos decorativos relevantes. A cabeceira foi alongada no século XVIII em relação ao que era originalmente.
A fachada principal é rasgada por um portal de arco quebrado assente em impostas, a que se sobrepõe uma pequena fresta. O portal não apresenta colunas ou tímpano, sendo a empena terminada por uma cruz e pináculos do século XVIII nos extremos.
A empena conteria um campanário, como mostra os sinais, sobre o portal principal, da corda de tocar o sino.
O portal norte em arco quebrado, ao contrário do principal mostra uma arquivolta decorada com diamantes e folhas geométricas, sinais do românico tardio.
Na igreja não existem capitéis mas apresenta outros elementos típicos do período gótico, como a decoração de folhagens feitas a bisel.
Entretanto este templo, na transição da Baixa Idade Média para a Modernidade, veio a sofrer algumas alterações como a renovação do altar, a colocação do retábulo em talha dourada, continuando com o coro-alto e retábulos laterais.
A cobertura da nave é em madeira, com um arco quebrado a separar da capela-mor assente em imposta e com decoração por elementos vegetalistas.
Na parede norte da capela-mor existe um arcossólio que teria um túmulo, mas que foi cortado para a abertura de uma porta durante as obras da Época Moderna.
Esta igreja teve outras obras nos séculos XVII, XVIII e XIX, sendo restaurada em 1936 com diversas obras de reparação, sendo também demolido o campanário e a escada que lhe dava acesso. Teve novas obras de reparação e conservação em 1981 e 1982, e de novo após o ano 2003.
Está classificado como Monumento Nacional, a partir de 1927.
A Igreja de São Miguel de Eja faz parte da Rota do Românico, sendo integrada no Percurso do Vale do Sousa em 1998, com o número 23. No entanto, foi alterada posteriormente para o Percurso do Vale do Douro.
Este ponto está situado na localidade Eja, na freguesia Eja.
(Distância: 770 m SE)
Uma estátua construída como memorial das vítimas da queda de ponte de Entre-os-Rios / Castelo de Paiva em 2001. É uma estátua do escultor Laureano Ribatua. construída em bronze e banhada a ouro, tem 12 metros de altura e um peso de 12 toneladas.
(Distância: 3 km W)
(Distância: 4 km SE)
A Igreja de Nossa Senhora da Natividade, de pequenas dimensões, foi construída possivelmente no século XIV, no românico tardio ou gótico rural.
(Distância: 4 km SE)
Situado no lugar de Curvide, a pouco mais de um quilómetro do centro de Castelo de Paiva, a Pia dos Mouros, também conhecida como Penedo de Vegide, é mais um conjunto de duas pias de água do que aquilo que foi originalmente.
(Distância: 4 km E)
Um dos quatro memoriais existentes no Norte de Portugal, com a mesma tipologia que o de Irivo e o de Arouca, tudo indica a contemporaneidade entre eles, de meados do século XIII.
(Distância: 5 km SE)
Um dos mais singulares Marmoirais Medievais do País, a sua origem situa-se em meados do século XIII. Este monumento está classificado como Monumento Nacional desde 1950 e faz parte da Rota do Românico do Vale do Douro.
(Distância: 5 km SE)
Situado ao lado da Igreja Matriz e no meio de um jardim, é um coreto de planta octogonal como em tantos outros locais de Portugal.
(Distância: 5 km SE)
Dedicada a Nossa Senhora de Assunção, a igreja está situada no largo do Conde Castelo de Paiva. É composta por uma planta longitudinal com uma única nave, capela-mor e sacristia, com a torre sineira no lado direito.
(Distância: 5 km SE)
Num espaço recentemente requalificado, o cruzeiro é composto pelo fuste cilíndrico que assenta num plinto de secção quadrada e quatro degraus, e sobre o qual assenta uma coroa com o escudo português, terminado numa cruz latina.
(Distância: 5 km SE)
Está situado num pequeno largo nas traseiras do edifício da cadeia. De planta octogonal, o tanque tem como base um degrau igualmente octogonal.