Capela da Senhora da Piedade - Fachada

A Capela da Senhora da Piedade, antigamente uma ermida sob o nome de Virgem da Piedade, situa-se próximo da localidade de Quintã, freguesia de Baltar. Existe uma referência a esta capela, de 1600, que refere a Ermida de Nossa Senhora, e outra de 1758 designando a Ermida da Senhora da Quintã. A designação atual, Capela de Nossa Senhora da Piedade, é de 1864.

Capela da Senhora da Piedade - Sul

Justificando o nome de ermida, por se situar num local ermo no tempo da sua construção, é composta por nave única e capela-mor. A capela-mor foi construída numa primeira fase na transição para o gótico, provavelmente no século XIII ou início do XIV, no chamado românico de resistência. A nave terá sido acrescentada numa data posterior, na era moderna. Enquanto os silhares da capela-mor são regulares e bem esquadriados, os do corpo da nave são irregulares, caraterística que, em conjunto com a decoração da capela-mor e a sua falta na nave, mostram a sua construção em épocas diferentes.

As estreitas frestas da capela-mor permitem iluminar o interior da capela.

Notam-se os cachorros na capela-mor, de estilo gótico, sobrepostos pela cornija com motivos florais.

Capela da Senhora da Piedade - Fachada sulCapela da Senhora da Piedade - Sul - pormenor
Fachada sul e pormenor
Capela da Senhora da Piedade - Cachorros norteCapela da Senhora da Piedade - norte - pormenor
Fachada norte e pormenor
Capela Sra Piedade - Portais
Portal oeste e portal sul

O portal principal oeste, em arco quebrado e aduelas de perfil irregular, não mostra qualquer decoração, tal como o portal sul. Além das portas não existem mais aberturas na nave ao contrário da capela-mor que tem as estreitas frechas para iluminação. A empena triangular, da fachada oeste, é interrompida no vértice pelo campanário com uma sineira encimado por uma cruz.

O interior da capela é muito simples, tendo no entanto sofrido transformações ao logo dos tempos. O arco triunfal contém frisos antigos, com motivos florais, mas o restante foi transformado na era moderna. O púlpito, no lado do evangelho, de cantaria com guarda em madeira. Na parede fundeira nota-se uma fresta sobreposto de um nicho com a pequena imagem do orago.

Capela N Sra Quintã - Nave entradaCapela N Sra Quintã - Nave altar-morCapela N Sra Quintã - Altar-mor

(Fotos de interior inseridas com a devida autorização da Rota do Românico)

Capela da Senhora da Piedade - Placa

Em 2015 e 2016 a capela, tal como o espaço envolvente, foram valorizados pela integração na Rota do Românico.

Esta capela faz parte da Rota do Românico, tendo o número 14 do Percurso do Vale do Sousa.

Coordenadas GPS: N 41 11.379' W 008 22.736'  (41.18965, -8.37893)

Temas / Tags

Baltar, publicado em por