

Em 1141 D. Afonso Henriques vende a carta de Couto ao Abade do Mosteiro. Mais tarde, em 1560, este é anexado ao Convento de S. Domingos de Lisboa por ordem do Papa Pio IV. É um mosteiro rico devido à vinicultura.
No século XVIII construíram vários edifícios que hoje notabilizam este conjunto arquitetónico, como a capela octogonal. No século XIX o mosteiro foi vendido em hasta pública e ficou a pertencer ao Visconde de Vilarinho de São Romão. Em 1932 a igreja e a capela passam para a paróquia de Ancede. A Câmara Municipal de Baião compra o mosteiro, em 1985.
Exterior


e Cruzeiro
No exterior, diferente do habitual, o portal lateral da igreja abre para o grande adro onde se situam os restantes elementos que compõe o conjunto monástico, a fonte, a capela octogonal e o cruzeiro.


Sobreposto à porta lateral norte vemos um nicho em frontão triangular encimado por uma cruz.
A Capela Octogonal, sóbria exteriormente, é bastante decorada no interior em estilo barroco predominante.


A fonte deve ser contemporânea do mosteiro, tendo em conta a decoração.
Todos os elementos presentes devem ter sido construídos no mesmo tempo, tendo em conta o corte e desaterro necessário.
A Capela da Senhora do Bom Despacho foi construída em 1731 adossada ao muro de suporte de todo o terreno. No portal vemos o brasão dos dominicanos. No seu interior conta com altar-mor e seis altares laterais. Neste estão representação da vida de Cristo.
Fachadas Oeste e Leste
Esta fachada leste está parcialmente coberta pela torre sineira, que é do século XVII, posterior à construção do mosteiro.
A rosácea românica tardia na parede oriental, por dentro é vista na parede fundeira da capela-mor, por cima do altar-mor, uma caraterística que também não é frequente.
Descrição



(Fotos de interior inseridas com a devida autorização da Rota do Românico)
A igreja é composta pela larga cabeceira e três naves de perfil maneirista separados por grandes arcos de volta perfeita, com teto em madeira. O arco triunfal é ladeado por dois altares colaterais.
Salienta-se o retábulo-mor em talha dourada com uma grande tribuna. É encimado pela rosácea que se vê na parede exterior leste.
Rota do Românico

Românico
O Mosteiro de Santo André de Ancede está inserida na Rota do Românico, sendo o número 34 do Percurso do Vale do Douro.
Classificação
Em 2013, o Mosteiro de Ancede está classificado como Monumento de Interesse Público.
nesta localidade Ancede
ou neste concelho Baião
Outras localidades deste concelho Baião
Localização
Referências
- Rota do Românico. «Mosteiro de Santo André de Ancede»