Nos séculos XV e XVI, os claustros e outras dependências sofreram alterações, tendo no século XVIII sofrido várias modificações.
Com estas modificações, do século XIV restou parte do claustro térreo com dois tramos em arcos ogivais. No centro dos claustros existe uma fonte triangular em mármore do período tardo barroco.
Este Convento está classificado como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Portalegre, na freguesia Sé e São Lourenço.
(Distância: 138 m E)
A Porta de Alegrete, datada do século XIII, faz parte e era uma das entradas pertencentes à muralha. Atualmente é conhecida como a porta de São Francisco devido à existência de um nicho deste Santo, padroeiro da cidade.
(Distância: 150 m NE)
Este palácio, dos finais do século XVIII e princípios do século XIX, pertenceu ao Dr. Francisco Cordovil Caldeira de Castel Branco Mousinho de Matos, mais conhecido como Barahona.
(Distância: 154 m N)
Este edifício é da época Filipina do ano de 1634. Destaca-se o ferro forjado das sacadas das janelas. A janela principal está encimada pelo escudo das armas nacionais.
(Distância: 159 m NW)
Foi edificada no lugar de uma Igreja chamada Santa Maria do Castelo, no ano de 1556, tendo sido terminada dezanove anos mais tarde.
(Distância: 184 m NE)
Situado na parte alta, foi fundado em 1290 por D. Dinis, tendo originalmente uma muralha dupla com doze torres e oito portas.
(Distância: 203 m E)
Edifício datado do século XVIII, pertenceu aos Condes de Avillez, em que se destaca os painéis de azulejos do século XVIII e a sua escadaria, no hall de entrada.
(Distância: 205 m NE)
Fundada no início do século XVI, apresenta caraterísticas de arquitectura renascentista, maneirista, proto-barroca e barroca.
(Distância: 222 m N)
Esta igreja é uma construção do século XVI, que veio a sofrer alterações mais tarde, e de que se realça os azulejos do inicio dos séculos XVII e XVIII.
(Distância: 301 m S)
A construção desta capela é do século XVIII, provavelmente construída no lugar onde existiu uma outra do século XVI.
(Distância: 379 m N)
A Porta da Devesa, como a de Alegrete, é datada do século XIII, fazendo parte das muralhas.