Acredita-se que a Ermida de Nossa Senhora do Ameal foi a primeira Igreja Paroquial da região de Torres Vedras, com indefinição da data da sua fundação.
História


Em 1310 a Rainha D. Isabel fundou nas dependências da Ermida o Hospital de Nossa Senhora do Rocamador, pertencente à Ordem de Santa Maria do Rocamador, comprovando assim a existência da edificação no início do século XIV.
Só no decorrer do século XVI a Ermida se separou definitivamente do hospital, com esta instituição a deslocar-se para outro espaço e com o templo a ser completamente remodelado, corria o ano de 1507. Mas o templo só conferiu com a atual traça entre os anos de 1550 e 1560, devido a uma campanha de obras.
Não acabando aqui, a ermida sofreu novamente obras nos anos 1767 e 1858 com a intenção de aumentar o espaço.
Descrição
De planta longitudinal, é formada por uma única nave e capela-mor, a fachada apresenta-se por uma galilé com colunas toscanas e frontão triangular, encimada por uma janela. O portal lateral, assente também em colunas toscanas, é encimado por um frontão triangular.
No interior, a nave possui um púlpito em pedra quinhentista e uma capela lateral dedicada a Nossa Senhora do Rocamador, edificada em 1719, e o retábulo possui uma imagem policroma da padroeira datada do século XV.
Classificação
Esta ermida faz parte da lista dos Monumentos Nacionais desde 1910.