Para uma terra tão pequena, é possuidora de um majestoso palácio conhecido como o Palácio de D. Maria Francisca Benedita, quarta filha do rei de Portugal D. José I e irmã da rainha D. Maria I.

História

Palácio da D. Maria Francisca Benedita
Palácio da D. Maria Francisca Benedita

Foi mandado edificar por D. Maria Francisca numa propriedade sua, tendo sido concedida autorização régia para a edificação em 1792 e finalizado em 1827.

Entretanto, o exílio da Família Real para o Brasil em 1807 não foi razão suficiente para a obra ser interrompida, uma vez que a princesa assegurava o envio de dinheiro para este fim.

Descrição

De planta retangular, a fachada está dividida em três pisos marcados pela disposição regular das janelas conferindo-lhe uma simetria, centrado com a fachada principal da igreja. Esta irrompe-se no piso térreo com três portas, sendo as duas laterais em verga reta e a central em arco de volta perfeita ao gosto de galilé, encimadas por também três janelas.

O templo desenvolve-se numa planta em cruz latina com os topos arredondados.

Atualmente este imóvel está entregue as Forças Armadas, albergando por isso o Lar dos Veteranos Militares ou Asilo dos Inválidos Militares.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde do ano de 1967.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 04.388' W 009 12.559'  (39.07313, -9.20932)

Temas / Tags

Runa, publicado em por