Este artigo resume os locais a visitar que pode encontrar no Concelho de Lourinhã e que estão aqui apresentados, mostrando a sua localização no mapa.

Capela de São Sebastião (Lourinhã)

Esta Capela, no centro histórico da Lourinhã, não tem qualquer resenha histórica. No interior do retábulo da capela-mor existe a data de 1730, provavelmente da edificação desta capela.

Forte de Paimogo (Lourinhã)

Situado junto da Praia de Paimogo tem como nome Forte de Nossa Senhora dos Anjos. Foi edificado após a Restauração da Independência de Portugal para proteção do território.

Igreja de Santa Maria do Castelo (Lourinhã)

Esta é conhecida como a Antiga Igreja Matriz da Lourinhã, havendo divergências quanto à sua cronologia. Crê-se que o templo tenha sido edificado entre 1384 e 1397.

Igreja de São Bartolomeu de Galegos (São Bartolomeu dos Galegos)

A Igreja de São Bartolomeu pertence a uma povoação bastante antiga que remonta ao tempo do neolítico, tendo sido encontrados neste recinto vestígios dessa antiguidade.

Igreja Matriz da Lourinhã (Lourinhã)

Esta igreja fazia parte do Convento de Santo António da Lourinhã, convento masculino que começou a ser projetado em 1598 com o pedido de autorização de Frei Luís de Oliva.

Junta de Freguesia (Lourinhã)

A Junta de Freguesia de uma pequena localidade com mais ou menos dez mil habitantes, situada na considerada região Oeste de Portugal.

Praia da Areia Branca (Lourinhã)

A Praia da Areia Branca está situada a quinze quilómetros a sul de Peniche e quase no limite norte do concelho de Lourinhã, um pouco a sul da divisão entre o distrito de Lisboa e o de Leiria.

Santa Casa da Misericórdia (Lourinhã)

A Igreja, fundada em 1626, templo de uma nave com um teto de madeira e as paredes estucadas. A fachada apresenta um portal em verga reta encimada por frontão triangular.