Situada no Largo de São Domingos, junto da Praça do Rossio, a igreja fez parte do convento com o mesmo nome, do qual só existe atualmente o templo religioso.
Construção


da Igreja
Situada no Largo de São Domingos, junto da Praça do Rossio, a igreja fez parte do convento com o mesmo nome, do qual só existe atualmente o templo religioso.
Foi edificada no século XIII, por ordem do rei D. Sancho II, sendo lançada a primeira pedra em 1241. Sofreu desde daí sucessivas campanhas de restauro e ampliação.
Ecletismo
Com estas campanhas veio a sofrer uma mistura de estilos dos diferentes períodos e influências que a moldaram.
A última grande modificação foi em 1748 com a capela-mor a ser refeita, e a única a subsistir ao terramoto de 1755. Veio a ser reconstruída e novamente veio a padecer de um grande incêndio em 1954 que destruiu o interior. Posteriormente foi recuperada e aberta ao público.
Estrutura


Templo religioso de planta retangular, é formada de nave única em cruz latina e capela-mor.
Fachada
A fachada é delimitada por cunhais de pilastras rematadas por pináculos e por um frontão curvilíneo.
Apresenta três rasgos de três portas, com as laterais de moldura reta, e é encimado por frontões curvos. A porta central, de moldura também reta, é ladeada por colunas onde assenta uma sacada de guarda de pedra. Neste pano abrem-se igualmente três janelas em moldura reta, das quais a central é ladeada de duas colunas, com um frontão curvo.
As janelas laterais, igualmente de moldura reta, são encimadas por frontões triangulares. No tímpano apresenta uma janela que ilumina a nave encimada por um frontão triângular, rematada com pináculos e uma cruz.