Este relógio estava ligado ao Observatório Astronómico de Lisboa, na Tapada da Ajuda, ao qual competia enviar constantemente sinais para garantir o acerto.

Ligação ao OAL

Relógio Público
Relógio Público

Em 1914 foi construída uma pequena guarita no Cais do Sodré onde foi instalado um relógio. Este relógio estava ligado ao Observatório Astronómico de Lisboa, na Tapada da Ajuda, ao qual competia enviar constantemente sinais para garantir o acerto do relógio público. Para isso havia uma ligação elétrica por cabo entre o relógio e o Observatório.

O relógio nesta guarita enviava o sinal horário para a cidade e para os navios ancorados no Tejo. Um sistema de semáforo ao longo da costa até Belém garantia a hora certa aos navios.

Problema e Solução

Relógio Público
Pormenor do Topo

A localização do relógio provocava grandes amplitudes térmicas e a trepidação dos veículos na estrada vizinha provocava problemas e graças a esse facto o funcionamento era sempre deficiente.

A partir de 2009 este relógio passou a estar equipado com um relógio vulgar ligado em rede aos servidores da Hora Legal através de um sistema informático.

Graças a este novo sistema o acerto é permanente. Mesmo quando há falhas de energia o relógio para mas é logo retomada na hora certa assim que a energia é restabelecida.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 42.374' W 009 08.585'  (38.70623, -9.14308)

Referências

Misericórdia, publicado em por