Casa da Câmara
Casa da Câmara

Também conhecida como Casa da Câmara, está situada na grandiosa Praça dos Imperadores. Este edifício foi edificado nos finais do século XVIII, a mando do Intendente Geral da Polícia D. Diogo Inácio Pina Manique, sendo este grandioso e ambicioso o único edifício de sua construção, nesta praça.

Inicialmente recebeu a Câmara Municipal do Concelho, que aqui permaneceu até ao século XIX quando o concelho se extinguiu e foi integrado no concelho de Azambuja, sendo ocupado até à atualidade pela Guarda Nacional Republicana.

Descrição

Edifício num estilo neoclássico, apresenta a fachada em três panos delimitados por cunhais de pilastras, com quatro pilastras a ladear o portal principal. É rematado por um frontão triangular, no qual se exibe ao centro as armas de Pina Manique.

O rasgo central é feito pelo portal em verga reta com continuidade de um arco de volta perfeita com a abertura de uma janela. Estes estão ladeados por quatros janelas, sendo as do piso inferior em moldura reta e as do piso superior em arco abatido.

Nos panos laterais, o piso superior apresenta cada um três janelas de moldura rectangular, com o piso térreo a diferenciá-los. À direita possui uma grande porta em arco de volta perfeita e à esquerda uma porta em verga reta ladeada por duas janelas também em verga reta.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 13.254' W 008 53.482'  (39.22090, -8.89137)

Temas / Tags

Manique do Intendente, publicado em por