Casa da Praça
Também conhecida como Casa da Câmara, está situada na grandiosa Praça dos Imperadores. Este edifício foi edificado nos finais do século XVIII, a mando do Intendente Geral da Polícia D. Diogo Inácio Pina Manique
Casa da Câmara
Casa da Câmara

Este grandioso e ambicioso é o único edifício de sua construção, nesta praça.

Inicialmente recebeu a Câmara Municipal do Concelho, que aqui permaneceu até ao século XIX quando o concelho se extinguiu e foi integrado no concelho de Azambuja, sendo ocupado até à atualidade pela Guarda Nacional Republicana.

Descrição

Edifício num estilo neoclássico, apresenta a fachada em três panos delimitados por cunhais de pilastras, com quatro pilastras a ladear o portal principal. É rematado por um frontão triangular, no qual se exibe ao centro as armas de Pina Manique.

O rasgo central é feito pelo portal em verga reta com continuidade de um arco de volta perfeita com a abertura de uma janela. Estes estão ladeados por quatros janelas, sendo as do piso inferior em moldura reta e as do piso superior em arco abatido.

Nos panos laterais, o piso superior apresenta cada um três janelas de moldura rectangular, com o piso térreo a diferenciá-los. À direita possui uma grande porta em arco de volta perfeita e à esquerda uma porta em verga reta ladeada por duas janelas também em verga reta.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Manique do Intendente
ou neste concelho Azambuja
Outras localidades deste concelho Azambuja

Localização

Coordenadas GPS: N 39 13.254' W 008 53.482'  (39.22090, -8.89137)

Temas / Tags

Manique do Intendente, publicado em por