Edifício do século XVII, no centro histórico de Peniche, confina com o hospital e restantes dependências da Ordem da Misericórdia.

História

Igreja da Misericórdia e Torre do Relógio
Igreja da Misericórdia e Torre do Relógio

Edifício do século XVII, está situado no centro histórico de Peniche. Confinando com o antigo hospital e com as restantes dependências da Ordem da Misericórdia, a fachada principal está orientada para o Largo Cinco de Outubro.

Os trabalhos da igreja ficaram prontos em 1634, iniciando-se de seguida a campanha decorativa do seu interior.

Descrição

A fachada sob um estilo maneirista está delimitada por cunhais de pilastras encimadas por foragéus e finalizando com um frontão triangular.

Tem o rasgo do portal principal em verga reta ladeado por pilastras sobrepujadas por mísulas que suportam a janela da sacada em guarda de ferro, e com uma moldura contracurvada. Na parte central do frontão exibe as armas nacionais. O portal é antecedido por um gradeamento semicurvo.

A torre sineira apresenta-se à direita, num plano mais recuado. 

Interior

O interior é formado por nave e capela-mor, em que esta se situa num ponto mais elevado que a nave, uma caraterística das Igrejas da Misericórdia do século XVII, sendo acessível por seis degraus centrais e protegida por uma balaustrada de madeira.

O retábulo é de talha dourada de uma fase tardia. O teto é forrado com caixotões de madeira pintada, representando episódios do Antigo Testamento. De salientar o revestimento integral dos panos murários com azulejos de padrão seiscentista.

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 21.448' W 009 22.744'  (39.35747, -9.37907)

Temas / Tags

Peniche, publicado em por