O Castelo de Leiria teve o seu papel importante juntamente com outros na defesa e no aumento do território de Portugal, formando uma linha central nesta zona desde o litoral até ao interior. Por conseguinte, este foi alvo de conquistas e reconquistas durante muitos anos.

História e Descrição

Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria

Começou com D. Afonso Henriques em 1135 terminando no reinado de D. Sancho I, tendo este mandado reedificar corria o ano de 1190. Em 1325 D. Dinis manda edificar a Torre de Menagem, que se manteve até hoje com algumas remodelações, e na atualidade recebe o núcleo museológico.

Acredita-se que a Igreja de Nossa Senhora de Pena e os Paços Episcopais tenham sido mandados edificar pelo Rei D. Dinis. É que, Leiria tornou-se num dos centros principais do reinado, pois estes Reis passaram muito tempo nesta cidade, e com estes Reis nasceram muitas histórias e lendas que envolvem a cidade de Leiria.

Torre dos Sinos, Castelo de Leiria
Porta da Traição, Castelo de Leiria
Cisternas do Castelo de Leiria

Não podia deixar de referir estes três pontos importantes existentes e que na devida altura tiveram a sua importância na vida do castelo, tais como a Torre dos Sinos, a Porta de Traição e finalmente as Cisternas.

Classificação

Este Monumento está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 44.813' W 008 48.568'  (39.74688, -8.80947)

Temas / Tags

Leiria, publicado em por