Hospital Termal

 

Considerado o hospital termal mais antigo do mundo, está situado na pequena praça Dª. Leonor, ao lado do Balneário Termal. Foi com esta rainha que a história começou e que remonta ao ano de 1484 quando esta monarca passava pelo sitio onde se viriam a erguer as caldas, a caminho da Batalha. Foi então que viu alguns pobres metidos em presas de águas cálidas que saíam da fonte fumegando, tendo sido respondido ao seu espanto de curiosidade que aquelas águas eram o remédio para os seus padecimentos. Foi então que a Rainha Dª. Leonor criou as condições para os utilizadores daquelas águas, surgindo em 1485 o hospital termal e um estabelecimento para os banhos.

O edifício é de arquitetura pombalina e neoclássica, com construção e reparos nos séculos XV, XVII e XIX. Considerado sob um estilo britânico, do qual o hospital é a sua maior obra, a arquitetura termal é um dos motivos de atração dos visitantes.

Edifício delimitadas por cunhais de pilastras, está dividido em três panos com o pano central a salientar-se dos panos laterais, com a finalização em frontão triangular. É constituído por três pisos. Ao centro do pano central apresenta-se o portal principal, com o rasgo em moldura de verga reta, encimados por duas janelas, respetivamente no segundo e terceiro pisos, em arcos de volta perfeita. As janelas que ladeiam estes últimos apresentam os mesmos rasgos das restantes janelas dos panos laterais, em verga reta, com uma moldura angular.

Coordenadas GPS: N 39 24.193' W 009 07.968'  (39.40322, -9.13280)

Temas / Tags

Caldas da Rainha, publicado em por