Hospital Termal
Hospital Termal
Considerado o hospital termal mais antigo do mundo, está situado na pequena praça Dª. Leonor. Foi com esta rainha que a história começou e que remonta ao ano de 1484.
Hospital Termal

A história começou com a rainha D. Leonor, e remonta ao ano de 1484 quando esta monarca passava pelo sitio onde se viriam a erguer as caldas, a caminho da Batalha.

Foi então que viu alguns pobres metidos em presas de águas cálidas que saíam da fonte fumegando, tendo sido respondido ao seu espanto de curiosidade que aquelas águas eram o remédio para os seus padecimentos. A Rainha Dª. Leonor criou então as condições para os utilizadores daquelas águas, surgindo em 1485 o hospital termal e um estabelecimento para os banhos.

Descrição

O edifício é de arquitetura pombalina e neoclássica, com construção e reparos nos séculos XV, XVII e XIX. Considerado sob um estilo britânico, do qual o hospital é a sua maior obra, a arquitetura termal é um dos motivos de atração dos visitantes.

Edifício delimitadas por cunhais de pilastras, está dividido em três panos com o pano central a salientar-se dos panos laterais, com a finalização em frontão triangular.

É constituído por três pisos. Ao centro do pano central apresenta-se o portal principal, com o rasgo em moldura de verga reta, encimados por duas janelas, respetivamente no segundo e terceiro pisos, em arcos de volta perfeita.

As janelas que ladeiam estes últimos apresentam os mesmos rasgos das restantes janelas dos panos laterais, em verga reta, com uma moldura angular.

Localização

Este ponto está situado na localidade Caldas da Rainha, na freguesia Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

Coordenadas GPS: N 39 24.193' W 009 07.968'  (39.40322, -9.13280)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Balneário Termal

Balneário Termal - Visitar Portugal

(Distância: 26 m S)
O Balneário Termal, pertencendo ao conjunto hospitalar, vem refletir-se na mesma resenha histórica e cronológica do hospital, inclusivamente no mesmo espaço, dividindo com este a pequena praça Dª. Leonor.

Edifício das Termas

Edifício das Termas - Visitar Portugal

(Distância: 57 m SE)
Este edifício pertence ao conjunto termal Dª Leonor (hospital e balneário) e foi construído para ser hospital termal, tendo as obras o seu início em 1894 com uma previsão de duração de dez anos.

Igreja de Nossa Senhora do Pópulo

Igreja de Nossa Senhora do Pópulo - Visitar Portugal

(Distância: 80 m E)
Concluídas as obras em 1500, só em 1510 esta ermida foi elevada a Igreja Matriz das Caldas da Rainha, sendo mais conhecida como a Igreja Matriz da Nossa Senhora do Pópulo.

Ermida do Espírito Santo

Ermida do Espírito Santo - Visitar Portugal

(Distância: 113 m SE)
A Ermida do Espírito Santo é atribuída ao início do século XVI, devido à inexistência de uma data e da confraria à qual estivesse associada.

Praça da República

Praça da República - Visitar Portugal

(Distância: 113 m NW)
Praça da República, a mais emblemática praça da cidade, faz parte da zona histórica. Também é conhecida localmente como a Praça da Fruta, um espaço de visita incondicional.

Junta de Freguesia das Caldas da Rainha

Junta de Freguesia das Caldas da Rainha - Visitar Portugal

(Distância: 129 m NW)
Situado na Praça da República, é dos muitos existentes de referência que marcaram as respetivas épocas. Edificado em 1750, devia pertencer a uma família abastada caldense.

Ermida de São Sebastião

Ermida de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 135 m N)
Situada a noroeste da Praça da República, a atual ermida nada têm da original quinhentista, sendo um templo do século XVII resultado de uma intervenção.

Chafariz das Cinco Bicas

Chafariz das Cinco Bicas - Visitar Portugal

(Distância: 166 m NE)
Este é o único chafariz sobrevivente de três que existiram nos princípios do século XVIII nas Caldas da Raínha. Este chafariz de cinco bicas é uma alusão às Oceânides.

Praça de Touros

Praça de Touros - Visitar Portugal

(Distância: 474 m N)
Uma cidade termal, com uma indústria de cerâmica, Caldas da Rainha apresenta-se com o seu aspeto cultural, talvez mesmo polémico, com uma Praça de Touros.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Visitar Portugal

(Distância: 488 m NW)
Situada na praça 25 Abril, esta é atual Igreja das Caldas da Rainha, tornando-se assim na paroquial e substituindo a Igreja Nossa Senhora do Pópulo.

gif