Numa localidade em que se tem o Mosteiro de Santa Maria da Vitoria como verdadeiro ex-libris pela sua simbologia histórica e religiosa, a Igreja da Exaltação de Santa Cruz quase que passa despercebida perante tal monumentalidade.

História

Igreja Matriz da Batalha

No entanto a Igreja da Exaltação de Santa Cruz, uma das quatro denominações como Igreja Paroquial da Batalha, Igreja da Santa Cruz e finalmente Igreja Matriz da Batalha, é igualmente importante embora em escala muito menor, mas muito pretendida pelas gentes locais para uma Igreja Paroquial.

Situada precisamente no centro da Vila e próximo do Mosteiro, a sua edificação teve início em 1514 e a finalização no ano de 1532, durante o reinado de D. João III.

Fachada Principal

Igreja Matriz da Batalha

De planta longitudinal retangular, com a fachada orientada para poente, é formada por nave e capela-mor.

A fachada simples contrasta com o portal principal que segue um traçado manuelino, profusamente decorado com grotescos, esfera armilar e cruz da Ordem de Cristo. Apresenta ainda elementos decorrentes de campanhas de obras e doações posteriores ocorridas no período barroco.

É encimada por um janelão para iluminação do coro-alto, e remata com cruz. À esquerda, e adossada a esta, situa-se a torre sineira quadrangular, com o remate em cobertura de cone.

Lateral Norte

Igreja Matriz da Batalha
Igreja Matriz da Batalha

A lateral orientada a norte apresenta quatro rasgos, em que o portal de moldura reta dá acesso à nave. Este é encimado por uma janela em arco de volta perfeita, paralela com uma outra janela também em arco de volta perfeita para iluminação do interior e uma terceira para iluminação da capela-mor.

O último rasgo de moldura reta dá acesso à torre sineira.

Lateral Sul

Igreja Matriz da Batalha
Igreja Matriz da Batalha

No lado oposto, o lado sul, os rasgos apresentam-se idênticos aos desta fachada lateral, com uma porta em moldura reta para acesso à sacristia.

Classificação

Este templo está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 39.476' W 008 49.459'  (39.65793, -8.82432)

Temas / Tags

Batalha, publicado em por