
A devoção das gentes desta freguesia concentra-se na Senhora de Lagoa e na ermida de sua invocação, situada no lugar de Argomil.
Origem da Devoção

Na base da edificação do templo está uma lenda que fala de uma pequena pastora e de uma imagem da Virgem que a ajudou a sair de aflitiva situação, após ter caído à lagoa. Depois de o pároco de Pera do Moço ter confirmado a veracidade da história, a imagem foi conduzida para aquela aldeia, só que desapareceu misteriosamente, vindo a ser encontrada no primitivo lugar.
Tem uma irmandade e concorrida romaria anual, realizada em 8 de Setembro. Depois de Nossa Senhora das Fontes é Nossa Senhora de Lagoa a mais celebrada do concelho de Pinhel, atraindo, durante a sua festa, verdadeiras multidões de devotos tanto de Pinhel como da Guarda.
Descrição
Implantada no alto de um planalto e com a lagoa que lhe deu o nome beijando-lhe os pés, a ermida é vasta e espaçosa.
No púlpito vê-se gravado o ano de 1760 que poderá ser a data da fundação ou de uma reedificação. No corpo da capela há dois altares, góticos, encostados ao arco principal, o da direita dedicado a Santa Ana, o da esquerda, a Nossa Senhora de Lourdes.
No altar-mor preside a imagem de Nossa Senhora da Lagoa, vestida de manto e túnica de cor azul. Ladeiam-na dois nichos onde figuram o Sagrado Coração de Jesus e Santa Teresinha. O "Santuário Mariano" de Frei Agostinho de Santa Maria refere-se a esta ermida.
nesta localidade Argomil
ou neste concelho Pinhel
Outras localidades deste concelho Pinhel