É um dos testemunhos da Coroa, com a defesa da costa algarvia.
No entanto a partir de 1640, na época da Restauração, contrariamente ao que acontecia em toda a costa algarvia, tornou-se de um momento para outro uma área marginal. Com isto, e para agravar mais a situação, a partir de 1670 foi edificada uma nova fortificação para proteger a barra de Tavira, fazendo com que o Forte do Rato passasse a ter um papel secundário.
De planta poligonal abaluartada, ainda se consegue distinguir no interior os espaços de aquartelamento, paiol e poço de abastecimento.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Tavira, na freguesia Tavira (Santa Maria e Santiago).
(Distância: 2 km W)
Com 500 anos de História, foi o maior edifício conventual do Algarve e o único da Ordem de Cister em toda a região. A construção deve-se a D. Manuel I, como agradecimento da vitória em Arzila.
(Distância: 2 km W)
Esta ermida surgiu devido ao culto do santo mártir romano, tido como advogado contra as epidemias e contágios. De origem medieval, é de uma planta simples de uma só nave.
(Distância: 2 km W)
O Convento foi iniciado em 1612 pela Ordem Santo António dos Capuchos no lugar de uma antiga e desaparecida Ermida de Nossa Senhora de Esperança.
(Distância: 2 km W)
Datado do século XVIII, o templo é um dos mais sumptuosos do Algarve, querendo rivalizar com o Convento dos Frades Descalços que naquele tempo se encontrava em construção.
(Distância: 3 km W)
Esta ermida pertenceu à confraria com o mesmo nome. Sendo de origem medieval, a sua planta é de nave única, capela-mor e casa do ermitão.
(Distância: 3 km W)
Câmara Municipal de Tavira - Praça da República 1, 8800-951 Tavira
(Distância: 3 km W)
Também conhecida por Ponte Antiga, é um dos pontos máximos da cidade de Tavira apesar de que, de romana, já quase nada tem.
(Distância: 3 km W)
Também conhecida como Igreja do Hospital do Espírito Santo, tem origem no século XV e pertencia ao antigo hospital Real do Espírito Santo.
(Distância: 3 km W)
Convento fundado pelos Franciscanos entre 1250 e 1330, a igreja era um dos proeminentes edifícios medievais do Algarve.
(Distância: 3 km W)
Igreja datada entre 1541 e 1551, é o monumento com melhor expressão renascentista do Algarve, bem expresso na composição e decoração do pórtico principal.