Forte de Santa Catarina ou Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar, datada de 1621, construído por ordem de D. João de Castro, Governador do Reino do Algarve.
Situado na Praia da Rocha, numa elevação rochosa, esta Fortaleza teve como propósito a defesa de Silves e de Vila Nova de Portimão contra os Corsários e Espanhois.
No interior da Fortaleza encontra-se a Capela de Santa Catarina.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Praia da Rocha, na freguesia Portimão.
(Distância: 13 m NE)
Do Forte da Santa Catarina pode-se observar uma paisagem espetacular com a Praia da Rocha, a Marina e ao fundo Ferragudo.
(Distância: 740 m NE)
A sua fundação, no século XVII, remonta ao domínio filipino, na extrema necessidade de proteger as costas da Península Ibérica dos ataques dos piratas e corsários. Está classificado como Monumento de Interesse Público.
(Distância: 2 km N)
Edifício do século XVIII, de estilo neoclássico, apresentando algumas reminiscências barrocas, era um dos dois edifícios mais importantes na altura em Portimão.
(Distância: 3 km N)
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Matriz de Portimão, foi construída nos finais do século XV, apesar de a atual igreja só ter de origem o portal gótico com capitéis dourados.
(Distância: 3 km N)
Este apeadeiro era na sua inauguração, em 15 de fevereiro de 1903, a Estação de Portimão. Em 1922 foi prolongada a linha até Portimão e Lagos, passando esta a ter a denominação atual.
(Distância: 3 km N)
Este Templo é datado de 1660, a mando de um nobre de nome D. Diogo Gonçalves por testamento para um colégio da companhia de Jesus.
(Distância: 5 km NE)
A Igreja Matriz de Estômbar, sem haver ao certo o ano da sua fundação, é dedicada a São Tiago. Ergue-se no topo de um morro da vila de Estômbar, com isso a razão da sua escadaria.
(Distância: 6 km W)
O Morábito de São Pedro é de origem árabe mas cristianizada. A planta é quadrada, tal como as paredes, e sobreposta por uma cúpula.
(Distância: 6 km W)
Igreja do Divino Salvador, mais conhecida como Igreja Matriz de Alvor, foi construída nos finais do século XVI sobre uma Igreja Medieval.
(Distância: 6 km W)
O Morábito de São João é uma capela de origem árabe transformada num templo católico, conforme mostra uma inscrição na fachada principal.