×
Pontos de Interesse no Concelho de Lagoa

Apeadeiro da CP de Ferragudo-Parchal (Parchal)

Este apeadeiro era na sua inauguração, em 15 de fevereiro de 1903, a Estação de Portimão. Em 1922 foi prolongada a linha até Portimão e Lagos, passando esta a ter a denominação atual.

Biblioteca Municipal de Lagoa (Lagoa)

Inaugurada em 10 de junho de 1983 no antigo depósito de água junto da Igreja Matriz, foi em 23 de setembro de 1997 inaugurada nas novas instalações onde hoje se situa, e ampliada em 2013. Além da biblioteca efetuam-se ali conferências, exposições, tertúlias e outras atividades.

Castelo de São João de Arade (Ferragudo)

A sua fundação, no século XVII, remonta ao domínio filipino, na extrema necessidade de proteger as costas da Península Ibérica dos ataques dos piratas e corsários. Está classificado como Monumento de Interesse Público.

Convento de Nossa Senhora do Carmo (Lagoa)

Fundado em 1550 por Pedro Fernando, escrivão da Câmara da Rainha D. Catarina, o Convento de Nossa Senhora do Carmo fica situado a cerca de um quilómetro de Lagoa.

Convento de São José (Lagoa)

Começou com uma ordem de mendicantes, com as religiosas Carmelitas. Passou pela época da extinção das ordens religiosas, depois recolheu crianças pobres e continuou com as Monjas Dominicanas, depois de uma conveniente recuperação em 1876.

Ermida da Nossa Senhora da Rocha (Porches)

Capela ou Ermida da Nossa Senhora da Rocha, de origens bastante antigas que remontam a edificações anteriores romanas / medievais.

Farol de Alfanzina (Alfanzina)

O Farol de Alfanzina, situado na Praia do Carvoeiro em Alfanzina, é uma torre metálica branca de secção quadrangular com uma lanterna vermelha, com um edifício anexo. Iniciou o seu funcionamento em 1 de dezembro de 1920.

Forte de Nossa Senhora da Rocha (Porches)

A fortaleza remonta a um povoado romano e talvez a ermida também seja desse tempo não havendo, tanto para um como para outro monumento, datas que as possam definir.

Igreja de São Tiago (Estômbar)

A Igreja Matriz de Estômbar, sem haver ao certo o ano da sua fundação, é dedicada a São Tiago. Ergue-se no topo de um morro da vila de Estômbar, com isso a razão da sua escadaria.