Convento de Nossa Senhora do Carmo

O Convento de Nossa Senhora do Carmo localiza-se no concelho de Lagoa, distrito de Faro, em Portugal.

Fundado em 1550 por Pedro Fernando, escrivão da Câmara da Rainha D. Catarina, o Convento de Nossa Senhora do Carmo fica situado a cerca de um quilómetro a E-SE da cidade de Lagoa, no Algarve. Durante muitos anos foi casa de Carmelitas Descalços, mas aquando da extinção de alguns conventos por parte das ordens religiosas, os Carmelitas abandonaram este espaço, ficando o mesmo entregue a entidades particulares.

(Foto por Ron B. Thomson - Fotografia própria, CC BY-SA 3.0, Wikipedia)

Ruínas e Recuperação

O Convento de Nossa Senhora do Carmo ficou em ruínas desde o terramoto de 1755, tendo sofrido, no entanto, anos mais tarde, uma recuperação por parte das entidades que o adquiriram. Posteriormente, chegaram inclusive a ser celebradas missas na igreja do convento, celebrando-se também uma festa anual, com procissão, em honra de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Ordem do Carmo.

Atualmente, o convento encontra-se novamente em estado de abandono e quase ruína. No entanto, passa muito próxima ao Convento de Nossa Senhora do Carmo a Estrada Nacional 125, uma das mais importantes vias rodoviárias do Algarve, o que permite aos turistas conhecerem mais de perto este monumento que constitui uma peça invulgar da arquitetura sacra portuguesa.

Localização

Coordenadas GPS: N 37 07.586' W 008 25.267'  (37.12643, -8.42112)

Temas / Tags

Lagoa, publicado em por