Igreja de Santiago
Igreja de Santiago
Igreja de Santiago

Situada no centro da cidade, a Igreja de Santiago foi erguida a mando de D. Sancho I para substituir uma ermida ali edificada por ordem de D. Afonso Henriques aquando da tomada do castelo desta cidade aos muçulmanos, remontando por isso ao século XIII. Contudo, os vestígios desta época são nulos pois em séculos posteriores o templo sofreu profundas alterações de modo a tomar outro aspeto.

Dessas remodelações, o portal principal data de 1693. Mais tarde, a remodelação maior foi depois de, em 1755, sofrer com o terramoto, na qual a fachada foi a maior evidência.

De planta retangular, é formada de única só nave com uma fachada triangular de três rasgos centrais, com a porta principal em verga reta encimada por uma janela com uma sacada em guarda de ferro, iluminando o interior do templo e o coro-alto. Por cima desta, uma pequena janela quadrilobada. Ao lado direito está adossada a torre sineira quadrangular.

No interior apresenta-se um coro-alto, quatro capelas laterais e um arco de volta perfeita na ligação com a capela-mor. Esta apresenta um retábulo de talha dourada do século XVIII.

Coordenadas GPS: N 39 28.685' W 008 32.431'  (39.47808, -8.54052)
Torres Novas, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes