As fotos são de uma luxuosa e rural casa romana de uma prospera vila do século III d.C. Esta vila foi grandiosa e luxuosa no século III d.C., tendo sido transformada numa exploração agrícola.

Descrição

Casa Romana - cozinha e quarto
Casa Romana - entrada e quarto
Casa Romana - entrada e celeiro
Casa Romana - cabana e palheiro

Como se pode perceber, as fotos são de uma luxuosa e rural casa romana pertencente a uma prospera vila romana no século III d.C.

Ruínas Romanas de Milreu - habitações
Ruínas Romanas de Milreu - mosaicos
Ruínas Romanas de Milreu - mosaicos

Estas três fotos mostram-nos o tipo de mosaicos que os romanos utilizavam, mosaicos esses com diversos motivos.

Em qualquer parte do mundo onde haja ruínas romanas, tem que ter mosaicos. Posso dizer que são a marca registada dos romanos.

Ruínas Romanas de Milreu - Igreja
Ruínas Romanas de Milreu - habitações
Ruínas Romanas de Milreu - habitações
Ruínas Romanas de Milreu - banhos

Pode-se dizer que estas ruínas romanas são grandiosas e importantes, talvez os mais importantes vestígios romanos no Algarve.

Esta vila foi grandiosa e luxuosa no século III d.C., tendo sido transformada numa exploração agrícola. Contudo, no século VI, esta mesma vila abandonou o paganismo tornando-se numa comunidade cristã. Mais tarde também usaram o local para cemitério islâmico, daí existir uma igreja paleocristã.

No século X este local ficou ao abandono tendo mais tarde, no início do século XVI, retornado a ganhar vida quando sobre algumas ruínas foi erguido uma casa. Esta casa, erguida sobre uma casa rural romana (exemplificado nas 4 fotos), agora está transformada no centro de interpretação sobre a real vida que os romanos levaram.

Nesta vila podemos ver uma casa senhorial, instalações agrícolas, balneário, uma igreja, um abastecimento de água, que servia as salas aquecidas e as termas, com os referidos mosaicos.

Classificação

Esta extraordinária vila foi classificada como Monumento Nacional a partir de 1910.

Localização

Coordenadas GPS: N 37 05.710' W 007 54.276'  (37.09517, -7.90460)

Temas / Tags

Estoi, publicado em por